Petistas destacam importância de prisão inédita de bolsonarista que mentiu na CPI da Covid

Presidente da CPI da Covid: "Não aceito que a CPI vire chacota. Nós temos 527 mil mortos e os cara brincando de negociar vacina". Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

Em decisão inédita, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), mandou prender o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, sob a acusação de mentir durante depoimento à comissão, nesta quarta-feira (7). Segundo integrantes do colegiado, o depoente cometeu o crime de perjúrio (falso testemunho) no decorrer da oitiva.

Dias foi acusado pelo cabo da PM Luiz Paulo Dominguetti de ter cobrado um dólar por dose da vacina AstraZeneca. Em depoimento recente à CPI, Dominguetti relatou que o ex-diretor, durante um jantar em um shopping, em Brasília, fez pedido de propina de um dólar por dose para negociar 400 milhões de doses da vacina ao governo federal.

“Não aceito que a CPI vire chacota. Nós temos 527 mil mortos e os cara brincando de negociar vacina. Por que que ele não teve esse empenho para comprar a Pfizer, que era de responsabilidade dele, naquela época? Por quê? Ele está preso por mentir, por perjúrio”, sentenciou Aziz, que ordenou a equipe de segurança legislativa do Senado a conduzi-lo: “Pode levar”, defenestrou.

Dias confirmou o encontro com Dominguetti, no último dia 25, mas disse que esse encontro foi “casual”. No entanto, o ex-gerente do MS foi exonerado no dia 29 de junho, justamente por cobrar propina.

Ao avaliar a ação do início de noite, na comissão, o ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apoiou a tomada de decisão de Aziz. “A CPI não pode ser desrespeitada em suas prerrogativas de investigação. Os fatos que ela vem revelando, os crimes que estão sendo descobertos, muitos deles praticados por membros do governo, precisam ser investigados e esclarecidos”, opinou o deputado.

Áudios

Integrante da CPI, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou durante a oitiva, áudios que desmentiram o ex-diretor do Ministério da Saúde. “Em nossa intervenção, revelamos áudios que comprovaram que Dias mentiu à CPI. O Brasil precisa conhecer toda a verdade. Não há mais espaços para mentira na CPI”, escreveu o senador em sua conta no Twitter.

Repercussão

Pelo Twitter, parlamentares da Bancada do PT na Câmara repercutiram a decisão da Comissão Parlamentar de Inquérito. Eles celebraram o primeiro caso de prisão em uma CPI.
“O happy hour acidental em que foi discutida a compra de 400 milhões de doses de vacinas com suspeita de superfaturamento acabou em prisão”, manifestou-se a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (PT-PR), também celebrou o primeiro caso de prisão em uma CPI. “O Presidente da #CPIdaCovid manda PRENDER o ex-Diretor de Logística da Ministério da Saúde, Roberto Dias. Senador Omar Aziz afirma que Dias mentiu descaradamente à CPI”, reproduziu o líder petista.

Mais petistas tuitaram sobre a decisão da CPI:

José Guimarães (CE): “Mentir em CPI dá em prisão. É regra conhecida por todos. Áudios do celular de Dominguetti comprovam que Roberto Dias mentiu”.

Rogério Correia (MG): “Já foi preso o mediador da propina. Falta o mandante e é melhor Jair sabendo quem! #ForaBolsonaro”.

Maria do Rosário (RS): “Não deixemos nos enganar. A prisão de hoje não é um fato isolado, de um servidor isolado. É apenas a ponta de um iceberg que revela um modus operandi no caso das vacinas. Pouco importou a saúde ou a vida em sociedade. Só importava a barganha”.

José Ricardo (AM): “Presidente da #CPIdaCovid dá voz de prisão ao depoente Roberto Dias por mentir na oitiva. Esse é o destino de quem ousa debochar da investigação das 500 mil mortes de brasileiros e 13 mil amazonenses”.

Reginaldo Lopes (MG): “O ex-diretor do Ministério da Saúde de Bolsonaro foi preso e já há provas da condução criminosa do governo durante a pandemia. O que segura Bolsonaro é o foro privilegiado. O Tribunal de Haia o espera!”

Paulo Guedes (MG): “Sessão encerrada #CPIdaPandemia, depoente preso…Brincadeira de mentir e fazer chacota parece que agora já não vai ser mais tão usada pelos “amigos do rei”.

Paulo Pimenta (RS): “Guerra entre máfias das vacinas esquenta ainda mais o clima no Senado e governo Bolsonaro cada vez mais acuado. Grupos criminosos disputam propinas com apetite de fim de feira”.

Valmir Assunção (BA): “Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, é preso durante a CPI da Covid por mentir durante a oitiva! Ele é suspeito de ter pedido propina de 1 dólar por dose de vacina!”

Alencar Santana Braga (SP): “momento da prisão de Roberto Dias, servidor ligado a Ricardo Barros que passou o dia todo mentindo na cara dura no depoimento à #CPIdoCOVID. A prisão se dá em flagrante por falso testemunho. A vez de Bolsonaro não está longe!”.

Carlos Veras (PE): “Não se pode mentir à CPI-COVID-19 e sair impune como se fosse um blefe de um jogo de canastra. A sociedade exige investigação e providências”.

Nilto Tatto (SP): “Senador Omar Aziz, presidente da CPI: “Ele vai ser recolhido agora pela polícia do senado. Ele está mentindo desde a manhã, dei chance para ele o tempo todo. Pedi por favor, pedi várias vezes. E tem coisas que não dá para… os áudio que nós temos do Dominguetti são claros”.

Padre João (MG): “Uma guerra de grupos por propina e o povo brasileiro morrendo sem vacina! Omar Aziz dá voz de prisão ao ex-Diretor de Logística da Ministério da Saúde, Roberto Dias. O Senador afirmou que Roberto mentiu durante toda a sessão da CPI da Covid-19 no Senado!”

Carlos Zarattini (SP): “Clima fechou na #CPIdaCovid. Presidente da CPI, senador Omar Aziz, mandou a polícia do Senado prender Roberto Dias por seguir se esquivando de constatar as perguntas e insistir em mentir no depoimento”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também