Para o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), os projetos definem uma política nacional para um País com mais equilíbrio social, geração de trabalho e renda. Já a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que o Brasil está diante de uma extraordinária oportunidade de acelerar o seu desenvolvimento com sustentabilidade, distribuição de renda e geração de emprego. “Teremos educação de qualidade com inclusão social”, disse a parlamentar.
O novo marco regulatório do pré-sal foi destacado pelo deputado Geraldo Simões (PT-BA). Segundo ele, a proposta do governo fortalece a Petrobras e vai gerar recursos suficientes para criar um fundo e priorizar a educação, a saúde, a ciência e a tecnologia. “O marco para a exploração do pré-sal vai melhorar muito a vida do povo brasileiro”, ressaltou o parlamentar.
Para o deputado Iran Barbosa (PT-SE), a iniciativa do governo Lula reforça uma das bandeiras históricas do PT que é tratar o petróleo como recurso estratégico e de interesse nacional. O deputado José Guimarães (PT-CE) defendeu a inclusão, no debate do pré-sal, das regiões carentes de maiores investimentos na área da inovação, da qualidade da educação, da cultura e do desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.
Gizele Benitz