Os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Benedita da Silva (PT-RJ) ocuparam a tribuna nesta quarta-feira (6) para defender o Decreto Presidencial (8243/14) que institui a Política Nacional de Participação Social. A oposição ao Governo quer sustar a medida e sugeriu o projeto de decreto legislativo (PDC 1491/14), para inviabilizar a iniciativa do governo federal.
Para o deputado Luiz Alberto, a democracia representativa precisa ser repensada. “As manifestações de junho do ano passado, quando jovens e adultos foram às ruas mostrar que a população quer participar. E só existe política pública se houver a participação da sociedade civil, na elaboração, fiscalização e no monitoramento dessas políticas,” defendeu o parlamentar.
Benedita da Silva acredita que o Sistema Nacional de Participação Social é importante para o País avançar em políticas sociais. “Temosassistido por décadas à falta de liberdade, de democracia e de instrumentos democráticos de participação. Então, quando a Presidenta Dilma quer criar esse sistema nacional de participação social, está respondendo às demandas das ruas.”
Késia Paos