Petistas defendem saúde bucal no SUS e rechaçam desmonte

A comissão de Seguridade Social e Família debateu nesta quinta-feira (14), a proposta que inclui a saúde bucal como área de atuação do Sistema Único de Saúde (PL 6836/17). O autor do requerimento para a audiência, deputado Jorge Solla (PT-BA) explicou a importância da inclusão para a população.

“Estamos vivendo um cenário de perda de direitos e não de ampliação. Os cortes orçamentários vêm ferindo a sustentabilidade de diversas políticas públicas e programas fundamentais. Estão querendo desvincular a destinação dos recursos que hoje são obrigatórios à sua aplicação básica na vigilância da saúde e na assistência farmacêutica básica”, denunciou.

Para o deputado Solla, toda sociedade corre o risco de que o pouco dos recursos que hoje chegam aos estados e municípios destinados à saúde cheguem ao fim. “ Esses recursos são importantes para a continuidade da saúde básica em nosso país. Já surgiram propostas com o objetivo de alavancar a atenção à saúde bucal, mas não prosperaram”. Segundo Solla, é necessário que sejam adotados dispositivos que garantam a Política Nacional de Saúde Bucal nos planos do SUS.

Na comissão, o deputado Adelmo Leão (PT-MG) destacou que do ponto de vista dos investimentos e resultados houve avanços significativos, mas não o suficiente a ponto de dar uma cobertura necessária aos cidadãos. “O SUS deve cumprir os fundamentos da integralidade e universalidade, além da ampliação da capacidade de atendimento. Hoje observamos que os recursos que nós temos, não são suficientes para todas as demandas, mas investir na saúde bucal é importante. Não podemos deixar essa ação para depois”, afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE), presente ao debate, acredita que a aprovação da lei que preveja a existência permanente de um programa para a saúde bucal, será um grande ganho para a população. “ Nós queremos transformar essa política de estado, efetivamente em lei. Todos os dias vemos os desmontes de algumas políticas públicas sociais que envolvem a área da saúde. No governo Lula foi implantado esse programa, nós elaboramos e tivemos apoio de todas as entidades da área de odontologia”, recordou o ex-ministro do Governo Lula.

Layla Andrade – estagiária

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100