Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta quarta-feira (2) para registrar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, instituído pela ONU em 2007.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) afirmou que é preciso mudar a atitude em relação aos autistas. “Não é o autista que se isola da sociedade, na verdade. É a sociedade que tende a isolá-lo. Por isso, precisamos mudar a nossa atitude com relação a essas pessoas”, disse o petista.
Para o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) é preciso apoio as crianças portadoras do transtorno.
“Precisamos, cada vez mais, melhorar o nosso olhar, ampliar o nosso olhar para essas crianças autistas de nosso País”.
O deputado Luiz Couto (PT-PB) também lembrou a data. “Algumas pessoas autistas, enfrentando suas dificuldades e as barreiras que a sociedade lhes apresenta, conseguem constituir famílias e ter uma vida profissional, dependendo do potencial de cada um e das oportunidades oferecidas durante suas vidas”.
Dados – O autismo, que segundo pesquisas atinge cerca de dois milhões de brasileiros, é um distúrbio do desenvolvimento que normalmente surge nos primeiros três anos de vida da criança e atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Estimativas atuais mostram que acomete, aproximadamente, de dois a sete em cada 1.000 indivíduos. É cerca de três a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Gizele Benitz