Petistas defendem discurso de Lula que condena o genocídio na Faixa de Gaza  

Destruição na Faixa de Gaza provocada pelo governo de extrema direita de Israel. Foto: Agência Wafa

Os ataques contra Lula são cortina de fumaça para desviar o foco do depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal;

Deputado Rogério Correia. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Parlamentares da Bancada do PT desmascaram nesta terça-feira (20/2), na tribuna, os ataques dos bolsonaristas ao presidente Lula, por ele ter denunciando “acertadamente”, o genocídio do governo de extrema direita em Gaza. Para os petistas, os ataques são cortina de fumaça para desviar o foco do depoimento do ex-presidente Bolsonaro, marcado para quinta-feira (22/2), na Polícia Federal, sobre seu envolvimento na tentativa do golpe de 8 de janeiro. “Bolsonaro vai ser preso. Essa é a voz comum que se ouve no Brasil. Por isso esse desespero”, afirmou o deputado Rogério Correia (PT-MG).

Para o deputado mineiro não resta dúvida de que o Supremo Tribunal Federal vai prender Bolsonaro. “E ele vai ser preso porque o Congresso Nacional, esta Casa Legislativa e o Senado, fez uma CPMI, que foi a CPMI do Golpe. E nessa CPMI está indiciado como principal responsável pela articulação de um golpe o Sr. Jair Messias Bolsonaro”, destacou.

Rogério Correia avaliou que a cada dia fica mais claro, que Jair Bolsonaro, agora delatado por Mauro Cid, que era seu ajudante de ordem, “tinha toda a responsabilidade” de organizar o golpe. “Às vezes, duvidamos do que aconteceu aqui, é preciso rever as cenas. Mas, mesmo sem rever as cenas, quando vemos parlamentares nesta Casa atuando como uma horda, não como parlamentares, mas com palavrões, ofensas, sem argumento, vemos por que aquele pessoal invadiu e quebrou esta Casa, o Supremo e o Palácio do Planalto. Eles queriam um golpe”.

“Pedido de impeachment vai para lata de lixo”

O deputado alertou que agora querem outro golpe, “a fim de conturbar o momento político brasileiro, porque o presidente Lula vai bem, o governo vai muito bem, do ponto de vista econômico e social, e eles querem falar no impeachment, que é outra forma de tentar o golpe”, denunciou.

Rogério Correia disse ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já disse que esse pedido de impeachment do presidente Lula, anunciado pela oposição, “irá para a lata de lixo ou para uma gaveta bem escondida aqui dentro”. Para o deputado, o pedido é apenas uma cortina de fumaça que esse “pessoal faz aqui, sabedor da prisão de Bolsonaro, que está próxima. Bolsonaro golpista é algo que o povo brasileiro sabe”, reforçou.

Parem de bombardear a Palestina

Deputado Airton Faleiro. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Sobre a fala de Lula sobre Gaza, Rogério Correia afirmou que o presidente brasileiro promoveu um ato heroico ao pedir para pararem de bombardear a Palestina, porque a paz tem que vir para o mundo. “O presidente Lula merece o Prêmio Nobel da Paz, e isso será alcançado porque Lula age com o pulso com que deveria agir. Certamente, se naquele momento em que Hitler fazia tudo aquilo que fez, inclusive atos contra os judeus, houvesse um estadista como Lula para colocar o dedo na ferida, talvez Hitler não chegasse aonde chegou. Hitler foi, portanto, um ditador. Lula é o homem da paz. Parabéns, Presidente Lula!”, concluiu.

Para o deputado Airton Faleiro (PT-PA) “é devaneio da oposição falar em impeachment do presidente Lula” porque ele emitiu uma opinião, pedindo para parar o bombardeio contra o povo palestino. “Isso se justifica protocolar impeachment, fazer essa discurseira toda sem fundamento? Isso é devaneio, é perda de tempo. Se é para fazer uma comparação entre Lula e Bolsonaro, vamos fazê-la, então. Lula é o presidente da República, ganhou a eleição de Bolsonaro. O Bolsonaro é o inelegível. E, aliás, na quinta-feira, ele vai ter que depor na Polícia Federal, porque ele arquitetava o golpe”, lembrou.

Jogo de Cena

Deputado Lindbergh Farias. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Para o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) o discurso dos bolsonaristas não passa de jogo de cena. “Na verdade, eles sabem o que vai acontecer. Têm coragem de falar de impeachment do Lula. Quinta-feira Bolsonaro vai estar na Polícia Federal. E digo na frente de vocês: o chefe de vocês, ao contrário do Lula, é um fujão. Fugiu do Brasil antes de acabar o mandato. Ele queria fugir do depoimento na Polícia Federal. Alexandre de Moraes (ministro do STF) o enquadrou”, afirmou.

Sobre o presidente Lula, Lindbergh disse que tinha muito orgulho da coragem do Lula. “Lula tem razão. O que acontece em Gaza é um genocídio. Ele citou trechos do artigo da jornalista Dorrit Harazim, que não é de esquerda, que cita que em Gaza, as crianças WCNSF — feridas, sem familiares vivos — abrigadas em hospitais ou junto a agências internacionais ‘emergem mudas de algum escombro, cobertas de pó e sangue. Não choram, não demonstram medo. Estão em choque, à deriva na devastação geral’. Sabem quantas crianças morreram? Mais de 10.800. Para os senhores, isso não é nada. É por isso que eu aplaudo a posição corajosa do presidente Lula”, enfatizou.

Deputado Tadeu Veneri. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Tadeu Veneri (PT-PR) também criticou o desespero da oposição. “Nós sabemos porque a extrema direita está tão agitada: talvez Jair Bolsonaro nem chegue a ir, domingo (25), ao comício da Paulista. Eu não sei exatamente qual é a razão de ele estar chamando, porque ele tem um depoimento nesta quinta-feira. Este homem é quem preparou o golpe. Este homem é quem filmou, inclusive com deputados aqui presentes, o preparativo para o golpe. Este é o homem que vai depor na Polícia Federal. Aí vamos ver se ele vai fazer de conta que é o 01, o 02, o 03, ou vai ficar pianinho. Ele vai ficar pianinho, porque não tem estatura nem para ser presidente da República — como foi —, tampouco para ser um cidadão que possa enfrentar a sua hora da verdade”, criticou.

Lula, na avaliação do deputado, fez aquilo que “nós todos deveríamos fazer: condenar o genocídio que acontece dentro da Palestina, onde 1 milhão e meio de pessoas estão em barracos de lona, de papelão, de papel. Estão encurralados. Que nós tenhamos imediatamente o cessar-fogo”, pediu.

 “Basta à carnificina”

O deputado Padre João (PT-MG) ironizou ao afirmar que quando viu uma fila de parlamentares do PL se inscrevendo achou que eles explicariam para a sociedade brasileira sobre o líder deles. “Achei que eles explicariam porque Bolsonaro tentou fugir do depoimento. Aí, eles fazem uma fila aqui para chamar a atenção da sociedade e desviar o que eles deveriam esclarecer para a sociedade: quem é o responsável pelo genocídio. Para eles, é indiferente o extermínio de 28.858 palestinos, porque o líder deles permitiu a morte de mais de 600 mil brasileiros!”, protestou.

Então, continuou Padre João, o genocídio e o extermínio de pessoas não fazem diferença para eles. “São covardes! Eles vêm aqui para desviar a atenção e, ao mesmo tempo, defender a morte de 340 médicos, 130 jornalistas! Isso, povo brasileiro, em 135 dias! Em 135 dias, 28.858 mortos! Desses, 12.660 crianças, 8.570 mulheres! Covardes! E vêm dizer aqui em nome de Cristo! Olhem, eu não tenho dúvida de que, para o Benjamin Netanyahu, Jesus Cristo também é persona non grata. Por isso que não nos assusta vocês dizerem que o Lula é persona non grata!

Padre João destacou que mais de 160 países apoiam o cessar-fogo! “Todos! O Vaticano já manifestou um basta à carnificina! Covardes! Não vêm aqui dizer em nome de Deus, porque Jesus Cristo apoiou o amor, a vida, e nunca a vingança, muito menos a morte, muito menos a morte! Mais de 160 países já pediram o cessar-fogo depois da fala do Lula!

Massacre

Deputado Valmir Assunção. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) indagou se os bolsonaristas não tinham um pouco de sentimento. Ele relembrou que a invasão em Gaza, por Israel, aconteceu no dia 7 de outubro e que mais de 30 mil pessoas foram assassinadas. “Quem assassinou essas mais de 30 mil pessoas? Lógico que foi Israel. Como é que vão negar isso? Mais de 30 pessoas que eram reféns também morreram. Quem foi que as assassinou? Lógico que foi Israel com as bombas. Vocês estão a favor do massacre que Israel está fazendo ao povo palestino na Faixa de Gaza. Vocês estão a favor do massacre que estão fazendo contra um povo indefeso. Lógico que vocês estão a favor, porque em nenhum momento vocês mostram solidariedade ou apoio àquele povo. Vocês estão a favor do massacre, do genocídio. Essa é a grande realidade”, lamentou.

Valmir Assunção enfatizou que tudo isso está acontecendo porque Israel não quer o Estado da Palestina. “E os senhores também são contra, mas há uma coisa que no Brasil vocês querem esconder é a situação em que o ‘mito’ de vocês, o Bolsonaro, está envolvido: A tentativa de golpe no 8 de janeiro. Haverá todo um processo de investigação. Quem sabe, quando houver o depoimento de Bolsonaro na Polícia Federal, ele não vai tomar banho de sol?”, provocou.

Luta pela paz

Deputado João Daniel. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado João Daniel (PT-SE) enfatizou que o presidente Lula é um homem que, quando fala, é respeitado no mundo inteiro. “A palavra do presidente Lula dever ser a palavra de todos aqueles que lutam pela paz, que condenam o massacre que está havendo contra o povo palestino, que condenam em todos os fóruns internacionais o governo genocida, fascista de Israel”, afirmou.

João Daniel acrescentou que o presidente Lula é um homem estadista respeitado no mundo pela posição “corajosa, firme em defesa da paz no mundo”.

 

 

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também