Petistas defendem cumprimento da Lei do Piso salarial para agentes de saúde

Odorico Gushta saude
 
Em um plenário repleto de delegações vindas de vários estados do País, o deputado Odorico Monteiro (PT-CE) defendeu nesta terça-feira (16), na Câmara, a implementação do plano de carreira para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o País.
 
O parlamentar disse, ainda que além do plano de carreira, é necessário regulamentar a Lei do Piso. 
 
“Hoje mesmo fui ao Ministério da Saúde e informo que é compromisso do ministério preparar um decreto presidencial para regulamentar o piso em todo o País”, afirmou. Segundo vários parlamentares que usaram a tribuna, por falta de regulamentação muitas prefeituras ainda não pagam o piso salarial para as duas categorias.  
 
A declaração ocorreu durante a realização da sessão solene, proposta por Odorico, em comemoração ao primeiro ano de promulgação da lei que instituiu o piso salarial nacional das categorias (PL 12.994/14). A lei foi promulgada pela presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2014.
 
Sobre o plano de carreira para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, Odorico argumentou que é importante para que os profissionais tenham a possibilidade de ascender profissionalmente. 
 
O parlamentar cearense lembrou ainda que a experiência exitosa do Programa Saúde da Família, que tem como base o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, começou em prefeituras administradas à época pelo PT. “Como secretário de Saúde dos municípios cearenses de Icapuí e Quixadá, iniciamos o Saúde da Família, que depois se espalhou por todo o País”, explicou. 
 
Exemplo- Ao também exaltar a importância do primeiro aniversário de promulgação do Piso, o deputado Jorge Solla (PT-BA) parabenizou as duas categorias “pelas participações decisivas nas conferências de Saúde realizadas no País”. Sobre a regulamentação do Piso Salarial, o parlamentar lembrou que a Bahia foi o primeiro estado do Brasil a adotá-lo em todos os municípios.
 
“Ainda no governo de Jacques Wagner (hoje ministro da Defesa), o governo estadual chamou prefeitos e ministério público para debater o tema, e conseguiu aprovar em todas as Câmaras Municipais do Estado a regulamentação do piso”, ressaltou Solla. 
 
Ele afirmou ainda que a experiência da Bahia “pode ser estendida a todos os Estados do Brasil”. “A lei é clara e não há motivos para prefeitos deixarem de pagar o piso das duas categorias”, defendeu.
 
Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100