O deputado Zé Geraldo (PT-PA), em pronunciamento na tribuna da Câmara, defendeu nesta quinta-feira (28) a criação de um grande Fórum para debater investimento dos recursos dos incentivos fiscais na Amazônia. Essa iniciativa se baseia na constatação do parlamentar segundo a qual o aporte financeiro de aproximadamente R$ 4 bilhões, destinados à Sudam para o período de 2007/2014, não chega à base da economia da Amazônia, onde se encontra o médio e pequeno produtor, o assentado, o ribeirinho ou o extrativista.
“Precisamos de um desenvolvimento da Amazônia pela base, com garantia de sustentabilidade. Não podemos continuar a investir em empresas que abrem projetos milionários, falem, vão embora e deixam para trás a Amazônia mais miserável”.
De acordo com o petista, para se ter um desenvolvimento amazônico mais inclusivo é preciso dar condições aos amazônicos crescerem socialmente e economicamente. “Precisamos reavaliar o modelo de desenvolvimento da Amazônia, que mudou muito pouco, principalmente no tocante aos incentivos governamentais”, avaliou Zé Geraldo.
O deputado frisou que apesar do esforço do governo federal, por meio da Sudam, em democratizar o acesso aos financiamentos do setor, promovendo desburocratização dos sistemas de projetos e incluindo empresas de médio porte em seu rol de clientes, os pequenos produtores rurais e cooperados não conseguem investimentos para viabilizar seus empreendimentos.
“Será que em vez de continuar investindo preferencialmente e majoritariamente em grandes empreendimentos, não está na hora de pelo menos equalizar esses investimentos com a base da produção? Investindo também em agroindústrias tocadas por cooperativas, associações de pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária ou quilombolas? Em projetos agroextrativistas ou de manejos em unidades de conservação? Em projetos de infraestrutura que atendam a estes setores?”, questionou Zé Geraldo.
Para debater toda essa problemática, o deputado adiantou que no próximo mês de junho ele vai promover na cidade de Belém (PA), um grande encontro envolvendo toda a Amazônia. Segundo o deputado, a Ideia é ouvir, além do grande investidor, o pequeno produtor, base da economia da região; os movimentos sociais; os setores governamentais e não governamentais.
Benildes Rodrigues