Petistas criticam PSDB e Aécio Neves por boicote à redução da tarifa de energia

WelitonPRadoTribunaParlamentares do PT criticaram hoje (5) a posição contrária do PSDB à redução da conta de luz, conforme previsto na Medida Provisória 579, enviada ao Congresso pela presidenta Dilma Rousseff. O deputado Weliton Prado (PT-MG), integrante da Comissão Especial que analisa a MP, apontou que um dos responsáveis pelo boicote é o ex-governador de Minas Gerais e atual senador Aécio Neves (PSDB).

“Para os tucanos, quanto pior melhor, não estão preocupados com os interesses do País, mas sim, com a disputa eleitoral de 2014”.

O comentário do deputado foi feito durante a realização de seminário promovido pela Comissão Defesa do Consumidor sobre o “Novo Modelo do Setor Energético – MP 579/2012”. Para Weliton Prado, “os liderados por Aécio Neves não têm compromisso com o país”. Ele se referiu ao fato de os governos tucanos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, controladores das estatais Cesp, Cemig e Copel , respectivamente, terem decidido pela não renovação antecipada dos contratos de concessão com vencimentos em 2015.

O boicote dos tucanos pode diminuir o impacto da MP 579/12 cuja previsão era de uma redução média das tarifas na ordem de 20,2% e agora, de acordo com estudos, deve ficar perto de 16%.

O deputado Fernando Marroni (PT-RS) classificou a ação tucana como “um atentado contra o povo brasileiro”. Para o deputado, a população tem que saber que a tarifa não vai abaixar mais porque, “na hora decisiva, o PSDB impede”.

A MP 579/12 é vista como grande estímulo ao setor produtivo e à geração de emprego, além de aumentar a competitividade do Brasil num momento de turbulência da economia mundial e de disputa por mercados. Entidades empresariais, como as federações das indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro (Fiesp e Firjan) já explicitaram o apoio à medida.

Competitividade – “Fala-se muito em aumentar a competitividade brasileira, mas quando aparece uma oportunidade como esta, para beneficiar não só os consumidores residenciais como todo o setor produtivo, o PSDB opera para boicotar” afirmou Fernando Marroni.

O deputado Weliton Prado também criticou a cobertura de parte da mídia conservadora sobre a questão, tentando minimizar o papel negativo do PSDB para a redução da tarifa de energia no País.

O Brasil tem o menor custo de geração de energia do mundo, já que sua matriz é majoritariamente hidrelétrica. Mas mesmo assim tem a segunda tarifa mais cara do planeta. É este quadro que a presidenta Dilma quer mudar, mas o PSDB , conforme lembram Marroni e Prado, prefere manter a situação atual, em beneficio de operadores do mercado de capital e acionistas privados que abocanharam boa parte das ações das estatais controlados pelos governos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, na esteira do modelo privatista de FHC, entre 1995 e 2002.

Jonas Tolocka, com equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100