Petistas criticam ministro da Justiça por rejeitar passaporte sanitário para entrada de estrangeiros no Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Jorge Solla (PT-BA) criticaram nesta sexta-feira (26) as declarações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, contrárias à exigência do comprovante de vacinação para entrada de estrangeiros no Brasil. Os parlamentares – médicos infectologista e sanitarista, respectivamente – lembraram que, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs a adoção desse passaporte sanitário, diante do aumento vertiginoso de casos de Covid-19 na Europa e o surgimento de uma nova variante do coronavírus detectada na África do Sul.

Deputado Padilha. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Durante entrevista à imprensa nessa quinta-feira (25), o ministro da Justiça alinhou seu discurso ao do presidente Jair Bolsonaro ao afirmar – sem embasamento científico – que a medida seria ineficaz para barrar o crescimento dos casos de Covid no Brasil. “Não precisa, ‘Ele’ (comprovante de vacinação) não impede a transmissão da doença”, disse Torres.

Na última quarta-feira (24), Bolsonaro defendeu em entrevista à imprensa a abertura total da fronteira brasileira, comprometendo inclusive a cobrança do teste RT-PCR, atualmente obrigatório. “Na minha parte, não decido, não mando na Anvisa, [mas] a gente não teria fronteira fechada”, disse o presidente. “Tem a questão da economia, turismo, um montão de coisas. E o vírus, já falei para vocês, tem de conviver com ele”, afirmou o negacionista que ocupa a cadeira do Palácio do Planalto.

Para o deputado federal Alexandre Padilha a crítica do ministro da Justiça à exigência do passaporte sanitário para entrada no Brasil comprova que o negacionismo domina o governo Bolsonaro. O parlamentar adiantou ainda que a Bancada do PT vai apresentar requerimento de convocação do ministro da Justiça, e também o da Saúde, para dar explicações à Câmara sobre o assunto.
“O governo Bolsonaro segue mostrando o quanto é negacionista e irresponsável. Mesmo diante de uma nova variante identificada no continente africano, diz não para o protocolo necessário, inclusive indicado pela Anvisa, de exigir passaporte de vacinação para entrada no Brasil. Por isto a Bancada do PT apresentará, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF), a convocação do ministro da Saúde, e do ministro da Justiça. Vamos pressionar”, avisou.

Mobilização social

Na mesma linha, o deputado federal Jorge Solla defendeu uma forte mobilização da sociedade para cobrar maior responsabilidade do governo Bolsonaro na proteção à saúde dos brasileiros.
“A atitude do ministro da Justiça é típica do negacionismo desse governo que, desde o início da pandemia, sempre ignorou os fatos e demonstrou total falta de capacidade para coordenar ações de combate ao vírus. Enquanto isso, Bolsonaro continua se manifestando contra a vacina e boicotando medidas de proteção para a população, como a exigência do passaporte sanitário. Precisamos cobrar fortemente esse governo para que tome as ações necessárias e possa atender as recomendações da Anvisa sobre a entrada de estrangeiros no País”, ressaltou.

Deputado Jorge Solla. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Nova onda e variante do coronavírus

Além da exigência do passaporte da vacina, a Anvisa também propõe o endurecimento das regras para a entrada de voos internacionais no Brasil. A agência defende que os viajantes façam quarentena de cinco dias, mesmo após a apresentação do teste RT-PCR negativo para a Covid. Segundo a agência, a medida é necessária após “o recrudescimento da pandemia em países europeus e o aumento de casos nos EUA, e Canadá, bem como em países da América do Sul, tais como Bolívia, Equador e Paraguai”.

Outra preocupação das autoridades sanitárias brasileiras é com o surgimento de uma nova cepa do vírus na África do Sul. Segundo os cientistas do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, na sigla em inglês), a nova variante descoberta no país africano tem uma “constelação incomum” de mutações e existe a preocupação sobre o risco de escape da proteção das atuais vacinas. Já foram registrados casos da nova cepa em Botswana, Hong Kong e em Israel. Nesta sexta, a Bélgica anunciou o primeiro caso de infecção pela nova variante na Europa.

Pelo menos 10 nações europeias, entre elas Grã-Bretanha, Itália, França, Holanda, República Tcheca, baniram voos procedentes de países do Sul da África. Estão nesta lista a África do Sul, Botsuana, Lesoto, Zimbábue, Moçambique, Namíbia e Eswatini. A Comissão da União Europeia também anunciou nesta sexta-feira (26) que vai impor restrições a voos vindos da região para evitar uma onda de casos da nova cepa no continente.

Héber Carvalho com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100