Petistas criticam “liberou geral” do STF para a venda de subsidiárias de estatais

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram, pelo Twitter, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na última quinta-feira (6), liberando o governo para vender subsidiárias de estatais sem o aval do Congresso e sem licitação. Segundo os petistas, embora o mesmo STF tenha decidido que é obrigatório o aval do Congresso para a venda das matrizes de estatais, empresas de economia mista ou para transferir o controle acionário, a simples facilitação da venda das subsidiárias já pode ser considerado um desmonte das empresas públicas e uma afronta a soberania nacional.

No plano de entrega do patrimônio nacional de Bolsonaro e Paulo Guedes estão 144 estatais, das quais 88 são subsidiárias. Entre as maiores empresas públicas com subsidiárias estão a Petrobras, com 36, a Eletrobras, com 30, e o Bando do Brasil, com 16.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a permissão para a venda de subsidiárias sem licitação é um convite para a ocorrência de futuros escândalos no País. “Liberou geral. Sem critério, sem discussão e sem transparência, a venda de empresas e até imóveis da União será uma oportunidade para negociatas e propinas. É um escândalo que o STF tenha autorizado a venda de subsidiária de estatais sem sequer um amplo debate no Congresso”, protestou.

Para os deputados petistas Carlos Zarattini (SP) e Leonardo Monteiro (MG), a decisão do STF favorece os planos de entrega do patrimônio nacional de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. “STF avaliza entrega dos gasodutos da Petrobras para multinacionais e abre a porteira para Paulo Guedes vender até o Palácio do Planalto. Vergonha!”, disse Zarattini.

Já o deputado Leonardo Monteiro disse que a decisão do STF “não é flexibilização, é o desmonte, com Supremo, com tudo!”.  “STF decide fazer dobradinha com governo Bolsonaro e dar passe livre para vender subsidiarias de estatais. É entregar o recheio e deixar a carcaça! É por isso também que faremos greve geral! ”, afirmou.

‏O deputado Rui Falcão (PT-SP) ressaltou que “depois da decisão do STF, governo Bolsonaro pode vender o País inteiro”.

Ao também manifestar repúdio a decisão do STF, a deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) ressaltaram que a Suprema Corte desrespeitou a soberania nacional.

“STF tem um pacto, não com a Constituição, mas com a ditadura do “deus mercado”. Ao decidir que o governo pode vender e esquartejar estatais sem o aval do Congresso e sem licitação, o Supremo ataca a soberania nacional e entrega o Brasil numa bandeja de prata”, criticou.

Na mesma linha, o deputado Alencar Santana Braga disse que “entregar o Brasil aos gringos deve ter sido um dos itens do “pacto” de Tofolli (Dias Tofolli, presidente do STF) com Bolsonaro”. Ele concluiu classificando a atitude do STF e do governo Bolsonaro ao defenderem a venda de parte das estatais. “Lesa-pátria”, acusou.

Decisão do STF

A decisão tomada pela maioria dos ministros do STF, com exceção dos ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin –  contrários a venda das subsidiárias sem aval do Congresso – derrubou uma liminar que proibia a venda de 90% da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, por US$ 8,6 bilhões.

 

PT na Câmara com informações da revista Fórum

Foto: Lula Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100