A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e outros parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, convidaram a população brasileira para participar das manifestações do próximo dia 02 de outubro, no sábado, pelo Fora Bolsonaro. Durante os pronunciamentos, realizados no plenário da Câmara nesta quarta-feira (29), os petistas afirmaram que é preciso dar um basta a um governo que promoveu um negacionismo que matou quase 600 mil brasileiros pela Covid-19 e que permite o aumento da miséria, da fome e a volta da carestia no País.
A presidenta Gleisi Hoffmann ressaltou que é preciso que a população saia as ruas de todas as cidades do País para expressar o seu descontentamento com a atual situação do País. “É por que nós vamos às ruas e queremos o “Fora, Bolsonaro!”? Porque esse governo não está dando respostas àquilo que as pessoas precisam. É um governo da morte. Antes de providenciar a vacina, fez propaganda da cloroquina. É um governo da fome. Hoje, o nosso povo está sem renda, está desempregado, está ganhando menos e pouco, não tem condições de comprar comida. A fome voltou no Brasil. É o governo da carestia. Pela primeira vez depois de 21 anos, nós temos uma inflação de dois dígitos no País”, disse.
Leia outras manifestações de parlamentares petistas sobre os atos do dia 02 de outubro:
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “O Governo da vergonha está acabando com o Brasil. Fora Bolsonaro, já! Por isso, no dia 2, agora no próximo sábado, o povo vai às ruas por mais vacina, por comida no prato, contra a carestia e contra a PEC da reforma administrativa, aquela que vai acabar de vez com o serviço público”.
Deputado José Ricardo (PT-AM) – “No dia 2, o povo vai às ruas, os trabalhadores, os funcionários públicos, os estudantes, as pessoas que estão sem casa, as pessoas desempregadas, as pessoas que estão passando fome vão às ruas porque não aceitam mais esse Governo, não aguentam, querem que saia, querem o afastamento e cobram que esta Casa também se pronuncie, porque nós não podemos aceitar pacificamente a volta da fome ao nosso País. Fora, Bolsonaro!”.
Deputado Célio Moura (PT-TO) – “Presidente, sras. e srs. deputados, no próximo sábado, dia 2 de outubro, o Brasil vai para a rua novamente. Vamos para a rua, no dia 2, por todos aqueles brasileiros e brasileiras que estão tristes por causa das 600 mil mortes que ocorreram no Brasil por culpa da inércia, da irresponsabilidade do governo federal, que não vacinou a população brasileira na hora certa.
Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “Dia 2, vamos às ruas protestar contra a reforma administrativa, dizer o nosso “não”, mas vamos também dizer o “não” ainda maior contra toda a política genocida, criminosa e desumana do governo Bolsonaro. Dia 2, novamente, é em defesa da democracia e fora, Bolsonaro”.
Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Uma das razões que move e a todos nós, que defendemos democracia, defendemos Estado Democrático de Direito, mas defendemos também a vida e a justiça para o povo brasileiro, que move a mim e à base social em Santa Catarina para irmos para as ruas no dia 2 de outubro, entre tantas outras razões, se deve à forma, à maneira, ao jeito, ao modo de o presidente Bolsonaro e seu governo lidarem com a crise sanitária”.
Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Dia 2 de outubro é dia de sairmos às ruas, de fazermos todas as lutas construírem uma sinfonia, a sinfonia em defesa da vida. Porque estamos vivenciando uma necropolítica, uma política da morte, que vai atingir de forma mais profunda corpos específicos deste País. Estamos vivenciando um governo responsável por grande parte das quase 600 mil mortes que esse Brasil amarga e chora”.
Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Quero pedir a todo o povo brasileiro que, no dia 2, esteja nas ruas defendendo a volta da democracia, porque nós estamos sob um Governo de pressão nacional, de pressão contra os servidores, de pressão contra o serviço público e destruição. Gasolina a 7 reais e gás a 110 reais nós não podemos aceitar. O brasileiro está passando fome, e vocês brincando de fazer política”.
Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Sr. presidente, sras. e srs. deputados, povo brasileiro, quero convidá-las e convidá-los todos para participarem do ato Fora, Bolsonaro! na Avenida Paulista, neste sábado, 2 de outubro, às 15 horas. Por que eu vou à Avenida Paulista? Eu vou em solidariedade ao nosso povo que passou a ter fome. Nós estamos vivendo no Brasil uma situação em que os brasileiros deixaram de comer arroz e procuram por fragmentos de arroz, deixaram de comer carne e há filas em torno de osso para pegar um pedacinho de carne”.
Héber Carvalho