Vários deputados petistas comemoraram nesta terça-feira (22) a aprovação do texto base do parecer do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), ao projeto de lei do poder Executivo que institui o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10). Segundo os parlamentares, com a adoção das diretrizes, metas e estratégias do Plano, a educação brasileira vai experimentar um salto de qualidade nos próximos dez anos.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação da bancada do PT, deputada Fátima Bezerra (RN), o PT apoiou integralmente o parecer por acreditar que o Plano “é inclusivo e generoso para a educação brasileira”. “Temos clareza que o relatório do deputado dialoga com as deliberações da Conferência Nacional de Educação e, portanto, está sintonizado com as aspirações dos movimentos sociais, dos professores, dos estudantes e dos gestores de todo país”, disse Fátima.
Já o deputado Artur Bruno (PT-CE) destacou que o PNE contempla as necessidades da educação no País. “A destinação de 10% do PIB para a educação pública, a universalização da pré-escola ao ensino médio, e a duplicação do salário do magistério nos próximos seis anos, estão entre as metas fundamentais para resgatar a educação publica brasileira”, afirmou.
Na mesma linha, o deputado Newton Lima (PT-SP) disse que a aprovação do PNE “é um momento histórico para a educação brasileira”. “As ousadas diretrizes e metas para os próximos dez anos para todos os entes federados, serão fundamentais para a continuidade das transformações sociais iniciadas pelos governos petistas de Lula e Dilma”, observou.
Em pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) também elogiou a aprovação do PNE. “É com muita alegria que a gente comemora, depois de três anos de discussão e debate no Parlamento brasileiro a aprovação, que tive a honra de participar, do PNE para os próximos 10 anos”, ressaltou.
Héber Carvalho