Petistas classificam de vitória da democracia decisão sobre financiamento de campanha; Fontana cobra regulamentação

siba fontana gustavo

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), e o ex-relator da reforma política na Casa, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirmaram nesta segunda-feira (21) que a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar inconstitucionais as “doações” de empresas voltadas ao financiamento de candidatos e partidos políticos, deve contribuir para mudar o formato da disputa eleitoral no País.

Para o líder Sibá Machado, a decisão do STF, tomada na semana passada, fortalece a democracia.

“Para nós, do PT, a decisão do STF encerra o assunto (financiamento empresarial), apesar de alguns pensarem o contrário. Também fortalece a democracia brasileira porque torna as campanhas mais baratas, facilita a participação de todos no processo eleitoral e permite a priorização do debate de ideias e convicções”, afirmou Sibá Machado.

Ao também elogiar a decisão do STF, o deputado Henrique Fontana destacou que a decisão “deve agora ser regulamentada para garantir os avanços”. Segundo ele, o principal desafio será estabelecer uma legislação que “evite o renascimento do caixa 2 por meio do uso de vários CPF’s, e reduza o teto de contribuição de pessoas físicas”.

“Porque a proposta que foi aprovada pela Câmara, que fixa um teto de 10% da renda bruta recebida no ano anterior ao das eleições, não evita o abuso do poder econômico por parte das pessoas físicas”, ponderou.

A proposta aprovada na Câmara (PL 5735/13) no dia nove deste mês – e que contou com o voto contrário da bancada do PT-, estipula o teto de R$ 20 milhões para as contribuições de empresas a partidos políticos.

A decisão derrubou as alterações realizadas pelo Senado no projeto, que havia proibido qualquer doação. A proposta aprovada na Câmara seguiu para análise da presidenta Dilma Rousseff, que poderá sancionar ou vetar o projeto, de forma integral ou parcial.

Histórico– Na quinta-feira (17) o STF acatou, por oito votos a três, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650) impetrada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2013, que contestava as “contribuições” para candidatos e partidos políticos. Bandeira histórica defendida pelo PT, a proibição já vale para as eleições de 2016.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex