Os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Bohn Gass (PT-RS) registraram em plenário a realização em Brasília da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O evento foi aberto na terça-feira (8) e termina nesta quinta-feira (10). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do encerramento do encontro, presidido e organizado pelo governo brasileiro, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo dados da OIT, desde 2000, a incidência mundial de trabalho infantil entre crianças de 5 a 14 anos caiu 36%. No Brasil, o recuo foi de 67%. “Quase o dobro da taxa de recuo no mundo, graças aos trabalhos feitos pelos governos do presidente Lula, da presidenta Dilma, do Bolsa Família e de outros programas sociais”, disse Amauri Teixeira.
Com certeza, afirmou o deputado Bohn Gass, “precisamos trabalhar para que as crianças estejam na sala de aula, possam brincar, possam estudar e estejam preparadas para o futuro mercado de trabalho, e não já ocupadas, na sua idade básica de estudo e de lazer, muitas vezes com trabalho infantil”, disse.
Ainda segundo relatório da OIT, as estatísticas brasileiras lideram a tendência mundial. Com as ações das políticas públicas, notadamente o Bolsa Família, e o apoio da sociedade civil, o número de crianças entre 5 e 9 anos em situação de trabalho infantil no país caiu 88% nos últimos 20 anos. Por conta disso, o Brasil é considerado referência pela OIT.
A Conferência reúne representantes de governos, interlocutores sociais, sociedade civil, e organizações regionais e internacionais para compartilhar políticas e experiência sobre a luta mundial contra o trabalho infantil.
Gizele Benitz