Petistas celebram o Dia Mundial da Água e alertam que o futuro do planeta depende da sua preservação

22 de Março: Dia Mundial da Água. Foto: Carlos Leite/PT na Câmara

Deputado Leonardo Monteiro. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Os deputados Leonardo Monteiro (PT-MG) e João Daniel (PT-SE) usaram a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (21/3) para lembrar que amanhã é o Dia Mundial da Água. A data é reconhecida pela ONU, que também estabeleceu a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em 10 artigos. Leonardo Monteiro fez questão de destacar alguns deles: “A água faz parte do patrimônio do planeta; os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; e o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”.

O deputado do PT mineiro destacou ainda a importância do Rio Doce para Minas Gerais e para o Brasil. “A nossa região possui um dos principais rios do Brasil, que é o Rio Doce, que percorre 853 quilômetros até a sua fossa, o Oceano Atlântico, banhando 38 municípios. A Bacia do Rio Doce abrange 86 mil quilômetros quadrados de área de drenagem e quase 230 municípios entre Minas e Espírito Santo, com uma população de 3,6 milhões de habitantes, correspondendo à bacia mais importante totalmente inserida na Região Sudeste do Brasil”, descreveu.

Importância do Rio Doce

Leonardo Monteiro lamentou que, apesar da importância geográfica, social e econômica, o Rio Doce sofre gravemente com assoreamento, desmatamento, baixa cobertura por matas ciliares e recebimento de esgoto sem tratamento. “Na Bacia do Rio Doce, grande parte dos municípios ainda não tem tratamento de esgoto, inclusive a cidade de Governador Valadares, onde eu moro. A ex-prefeita deixou uma ETE — Estação de Tratamento de Esgoto praticamente pronta, faltando 15% para concluir, mas a administração atual não conseguiu concluí-la. Portanto, ainda em pleno 2024, a nossa cidade joga todo o esgotamento sanitário in natura no Rio Doce, sem nenhum tratamento”, denunciou.

Integrante da Comissão Externada Câmara que acompanha o rompimento da barragem de Mariana, Leonardo Monteiro afirma que o rompimento foi “um crime, e dos mais absurdos, que aconteceu neste País e que acometeu toda a nossa Bacia do Rio Doce”. Ele explicou que hoje a água do rio está contaminada. “E precisamos de políticas públicas para recuperar a nossa Bacia do Rio Doce. Por isso, estamos propondo, que o Governo Lula transforme o campus da universidade federal em Valadares na universidade federal da Bacia do Rio Doce para que essa universidade faça um trabalho de recuperação ambiental, social e econômica da Bacia”.

Caminhada das Águas

Deputado João Daniel. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado João Daniel destacou o projeto de sua autoria, que virou lei sancionada pelo presidente Lula, criando o Dia da Caminhada das Águas, a ser comemorado no dia 22 de março. “Água é um bem da natureza a serviço da humanidade. Não pode servir de negócio de interesses privados”, afirmou o parlamentar. Ele disse que Sergipe tem grandes bacias hídricas, tem o Rio São Francisco. “É preciso fazer investimentos, através de bancos públicos e de bancos internacionais, para chegar a 100% da população com água e com saneamento. Isso é possível. É preciso ter determinação”, defendeu.

O deputado informou que amanhã será realizado em Sergipe a V Caminhada das Águas, que sairá da empresa de saneamento do estado de Sergipe, a Deso. “Estaremos lá amanhã, logo cedo, junto com o movimento popular e com o movimento sindical, junto com os trabalhadores da Deso, nessa grande caminhada, em defesa do direito mais sagrado de toda a população ter água potável em suas casas”, conclui.

 

 

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também