Os deputados Fernando Mineiro (RN), Rogério Correia (MG) e Alencar Santana (SP) apresentaram projeto de Resolução (PRC 21/2023), que cria o Memorial 8 de Janeiro, destinado a celebrar a defesa da democracia. O espaço contará com acervo de relevância histórica, cultural e política, depredados no ato de vandalismo, na tentativa de golpe sofrida em nosso País e, posteriormente, recuperado pela Câmara dos Deputados.
Os parlamentares que assinam este projeto de Resolução acreditam que cabe às instituições golpeadas adotar iniciativas que garantam a preservação da memória nacional quanto ao que aconteceu naquele dia. “Este seria um primeiro passo do Congresso Nacional no rumo da preservação da memória nacional contra o canto das sereias do autoritarismo”, afirma o documento.
Arroubos autoritários
O Projeto lembra que outros Poderes da República já estão adotando medidas destinadas a criar lugares semelhantes ao proposto pelos parlamentares petistas, fazendo com que os arroubos autoritários e a tentativa de golpe não sejam esquecidos.
Confira o projeto na íntegra no link abaixo.
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2348664
Assessoria de Comunicação deputado Fernando Mineiro