Petistas apoiam Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária

angelim

Foi lançada nesta quarta-feira (16), na Câmara, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e Economia Criativa.  Para a criação do colegiado, 205 parlamentares, da Câmara e do Senado, endossaram a iniciativa.

O presidente da Frente, deputado Angelim (PT-AC) acredita que essa possa ser uma das alternativas para o desenvolvimento do País, tanto na valorização das riquezas culturais, quanto na garantia de geração de renda para a comunidade.

A Frente buscará acompanhar as políticas públicas, manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execução; vai colaborar para a criação e adequação do marco legal para o fortalecimento da Economia Solidária e da Economia Criativa; para a institucionalização do tema nos territórios visando ao desenvolvimento local e regional; promover encontros, debates, simpósios, seminários, comemorações e outros eventos, divulgando amplamente seus resultados.

 Diversas entidades ligadas à Economia Solidária e Criativa estiveram presentes no lançamento, dentre eles o Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, que pediu prioridade para a discussão do tema. Para ele, é importante formalizar e legalizar dezenas de milhares de empreendimentos por todo o Brasil. Também presentes ao ato a Caritas Brasileira e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Apesar da correria que assola a Câmara dos Deputados nas últimas semanas, alguns parlamentares marcaram presença, como o deputado Adelmo Leão (PT-MG), que elogiou a iniciativa do deputado Angelim. “ A Economia Solidária é uma forma criativa de construirmos uma sociedade capaz de construir o seu patrimônio material, mas também os valores da dignidade humana, da partilha e da paz. Este é um caminho que buscamos para o nosso País”.

O deputado Enio Verri (PT-PR) ressaltou a importância do Congresso Nacional mostrar para a sociedade alternativas para o desenvolvimento do País e também da ampliação do debate sobre as economias populares nos estados e municípios.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) enfatizou a experiência do deputado Angelim na área, com o trabalho que foi desenvolvido na cidade de Rio Branco, por oito anos, na época em que foi prefeito de Rio Branco e que lhe “dá autoridade ética e moral para coordenar esses trabalhos no Congresso Nacional”.

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) alertou que, mais do que fomentar uma atividade econômica é importante  “garantir qualidade de vida para que as pessoas possam formar uma rede onde seja possível debater a solidariedade e políticas públicas”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) acredita que esta não é apenas uma nova forma de gestão, mas o ato de assegurar economia para os mais humildes.  “Existe uma produção econômica que se partilha solidariamente produzindo riqueza e um grande exemplo a ser seguido e reconhecido”.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também