FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA
Representantes de entidades ligadas a estudantes, professores, servidores e da sociedade civil cobraram da Câmara a votação imediata do Plano Nacional de Educação (PL 8.035/10 – do Poder Executivo). Durante ato público realizado nesta terça-feira (27), lideranças da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da Confederação dos Trabalhadores em Educação (Contee) e da Campanha Nacional pelos Direito à Educação, apelaram aos parlamentares para votarem o PNE nesta quarta-feira (28). Deputados do PT participaram do ato e apoiaram a iniciativa.
A coordenadora do Núcleo de Educação da bancada do PT, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), disse que a sociedade deve exigir que o PNE seja votado ainda neste 1º semestre. “O PNE recebeu mais emendas do que a Constituição de 1988. Isso mostra o interesse da sociedade no assunto”, observou.
Ao destacar os avanços incluídos no texto do projeto original do governo, o deputado Artur Bruno (PT-CE) conclamou as entidades a lutarem para efetivar as mudanças. “Graças à mobilização da sociedade chegamos aos 10% do PIB para a educação. Também garantimos a adoção do Custo Aluno Qualidade para medir a qualidade do ensino, com possibilidade de complemento da União, e a valorização dos professores que passarão a receber o mesmo que outros profissionais de ensino superior. Precisamos garantir essas vitórias”, destacou.
O deputado Newton Lima (PT-SP) também ressaltou a importância de se aprovar o PNE. “O texto do PNE resgata uma dívida histórica com a educação brasileira. É inaceitável fecharmos o 1º semestre sem votarmos um plano que vai estimular o desenvolvimento com justiça social”, disse.
Na mesma linha de raciocínio, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) lembrou que o plano já tramita há quatro anos na Câmara e precisa ser votado com urgência. “Apesar do compromisso de pautar a matéria nesta quarta, é necessário pressão das entidades para aprovar o plano”, afirmou.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se comprometeu a colocar a matéria na pauta de votações do plenário nesta quarta-feira (28).
Também estiveram presentes ao ato os deputados petistas Amauri Teixeira (BA), Fernando Ferro (PE), Maria do Rosário (RS) e Pedro Uczai (SC).
Héber Carvalho