Petistas acompanham enchente em Santa Catarina

JorgeBoeiraProposta pela deputada Luci Choinacki (PT-SC), dentre outros parlamentares, uma audiência pública na Comissão Especial sobre Medidas Preventivas Diante de Catástrofes recebe nesta quarta-feira (14), às 14h30, no plenário 8, o diretor estadual da Defesa Civil, Major Márcio Luiz Alves e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar – Defesa Civil de Santa Catarina, tenente-coronel Carlos Alberto de Araújo.

Tragédia ocorrida no estado de Santa Catarina, na semana passada devido a fortes chuvas, afetou mais de 935 mil pessoas, causou prejuízos em 91 municípios, dos quais nove decretaram estado de calamidade pública e 36 estão em situação de emergência, além da morte de três pessoas, segundo a Defesa Civil.

O deputado Jorge Boeira (PT-SC), que integra a comissão especial, disse que o parlamento poderá apontar alternativas para as calamidades até pelas dificuldades financeiras dos Poderes públicos estadual e municipais para ajudar as vítimas. “Primeiro, temos que garantir a vida das pessoas. Segundo, uma sobrevivência mínima e, terceiro, o retorno dos desabrigados a suas residências. Precisamos ainda fazer obras de prevenção das cheias para evitar problemas futuros”, afirmou.

Jorge Boeira enfatizou a preocupação do governo da presidenta Dilma Rousseff com a tragédia climática que se abate sobre o Estado catarinense.

O petista citou a visita ao Estado da ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti, na semana passada, e o uso do cartão corporativo instituído pelo Ministério da Integração Nacional para gastos emergenciais e essenciais no estado, com a devida prestação de contas e redução da burocracia.

Além de Boeira e Luci, o deputado Décio Lima (PT-SC) acompanha a tragédia em Santa Catarina. A esperança dos parlamentares é de que as águas baixem e a situação no estado volte à normalidade, possibilitando o trabalho das equipes de resgate e de limpeza com a ajuda do tempo.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também