Petistas acionam STF contra deputada bolsonarista que postou foto com metralhadora e fez ameaças ao Lula

Foto - Divulgação/Site do STF

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), e o vice-líder do governo na Casa, deputado Alencar Santana (PT-SP), ingressaram com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deputada Júlia Zanatta (PL-SC), nesta segunda-feira (20). Na representação, os parlamentares pedem que a deputada bolsonarista seja investigada pelos crimes de incitação e apologia de crime, além de ameaça, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Júlia Zanatta publicou em suas redes sociais uma foto segurando uma metralhadora e vestindo uma camiseta com uma mão com quatro dedos cravejada de tiros, em alusão ao presidente Lula.

Na postagem com a foto – divulgada no perfil do Twitter e do Instagram da deputada – tirada dentro de um clube de tiro, ela cita a frase “come and take it” (“venha e pegue”, em português) e ainda critica as iniciativas tomadas pelo presidente Lula para conter a proliferação de armas no País.

“Trata-se de uma conduta que para além da prática criminosa de per si (por si mesmo), reafirma, infelizmente, uma visão de mundo permeada pelo ódio e desinteligência democrática, que tragicamente tentou se implementar na sociedade brasileira no período de 2019/2022 e cujas raízes tóxicas ainda não foram totalmente extirpadas”, observam os parlamentares.

Os deputados Zeca Dirceu e Alencar Santana destacam ainda na representação que essa “ação criminosa” não pode ser classificada como “livre manifestação de pensamento”. Eles lembram que a própria Constituição Federal não permite essa justificativa para as práticas de crimes de ameaça ou incitação ao crime.

Os crimes

Eles lembram ainda que o Brasil é signatário do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (Decreto nº 592/1992) que diz em seu Artigo 20: “Será proibida por lei qualquer apologia do ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade ou à violência”.

Os parlamentares petistas também destacam uma série de crimes praticados pela deputada bolsonarista prevista no Código Penal. Entre eles o crime de Ameaça (Art. 147), sujeito a detenção de um a seis meses, ou multa; de Incitação ao crime (Art.  286), com pena de detenção de três a seis meses, ou multa; e de Apologia de crime ou ato criminoso (Art. 287), sujeito a detenção de três a seis meses, ou multa.

“Como se pode observar, as condutas da representada, para além de ameaçarem a ordem democrática e a integridade física do presidente da República, configuram, em tese, crimes definidos no Código Penal e em legislação especial. São ações e condutas que merecem, de um lado, grande repúdio e, de outro, a adoção de providências legais para que tais práticas sejam efetivamente punidas. É o que se espera”, escreveram os petistas na ação.

Leia abaixo a íntegra da representação:  

Representacao contra Dep Júlia Zanatta – Ameaça e Apologia de Crime – 20.3.23 (1)

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex