Petista trabalha durante recesso por mais investimentos no Pará

carlosmartins

Carlos Martins durante reunião com ministro da Pesca, Helder Barbalho – (MPA-Divulgação)

Apesar do recesso parlamentar da Câmara, o deputado Carlos Martins (PT-PA) tem trabalhado durante esse período em Brasília para obter informações sobre ações do governo e também entregar reinvindicações da população da região Oeste do Pará. Com base parlamentar na cidade de Santarém, Carlos Martins assumiu o mandato no dia 1º de janeiro por conta da renúncia do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), empossado no cargo de vice-governador do estado. O mandato do petista termina no dia 31 de janeiro.

“A atividade do parlamentar vai além das atividades de plenário. Venho de uma região que tem muita necessidade das políticas públicas do governo federal. Portanto, vejo esse momento como uma oportunidade de buscar informações sobre as ações do governo na minha região e também trazer demandas na área da saúde, infraestrutura e políticas sociais”, informou o deputado. Segundo Martins, até o fim do mês, 15 órgãos do governo federal serão visitados por ele.

Entre as prioridades já atendidas pelo parlamentar, está a cobrança pela instalação de uma superintendência do Ministério da Pesca na cidade de Santarém. “Discutimos essa possibilidade com o ministro da Pesca, Helder Barbalho. Atualmente, os pescadores dos 25 municípios da região têm dificuldade para resolver pendências, como a obtenção do registro profissional, pois precisam se deslocar até a capital do estado”, destaca Carlos Martins. Ainda de acordo com o parlamentar, os 830 km até Belém podem ser vencidos em uma viagem de dois dias de barco ou em voos com uma hora de duração.

As áreas sociais também têm ocupado a agenda do parlamentar. Na área da saúde, por exemplo, o petista buscou junto ao governo informações sobre a construção de um importante hospital na região. “Estivemos no Ministério da Saúde para saber como está a liberação de recursos para a construção do hospital materno-infantil no valor de 23 milhões de reais com obras já em andamento”, disse. Já na área da educação, o parlamentar afirma que vai buscar informações relativas à ampliação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede na cidade de Santarém.

Infraestrutura – O setor de infraestrutura também tem recebido a atenção do deputado Carlos Martins. Em relação à energia elétrica, o parlamentar vai cobrar do Ministério de Minas e Energia a melhoria no fornecimento do serviço. “Alguns municípios ainda dependem das usinas termelétricas porque não estão ligados ao sistema nacional de energia. Mas agora, com a construção do linhão, de Tucuruí para Manaus, estamos reivindicando a distribuição dessa energia para todos os municípios da região”, explica.

Também no setor de Infraestrutura, o petista promete buscar os órgãos competentes para saber dos investimentos previstos para a pavimentação da BR-163. Segundo ele, a rodovia que sai de Cuiabá (MT) em direção a Santarém (PA) “é um importante escoadouro da produção de grãos da região”.

Outra preocupação que vai merecer a atenção de Carlos Martins nos próximos dias será a obtenção de informações sobre a ampliação do aeroporto de Santarém. Segundo o deputado, além da cidade-polo o aeroporto atende outros 25 municípios do Oeste do estado.

Terminais Hidroviários – O petista também afirmou que vai visitar a Secretaria de Portos da Presidência da República, para defender a construção de terminais hidroviários na região. “Na nossa região, todos os municípios são próximos a rios, como o Amazonas, o Tapajós, o Xingu. E esse é o meio de transporte mais utilizado”, destaca.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também