Petista repudia cancelamento pelos EUA de compra de aviões e cita motivação política

calmeidatribO deputado Carlinhos Almeida (PT-SP) ocupou a tribuna para “ lamentar e repudiar” a decisão do Governo dos Estados Unidos que cancelou a licitação para compra de aviões militares em que foi vitoriosa a Empresa Brasileira de Aeronáutica- Embraer .  Na negociação foram  oferecidos 20 aviões Super Tucano por US$ 355 milhões. A justificativa oficial para a medida foi  ” a vaga afirmação” de que a licitação foi cancelada por insatisfação com a qualidade da documentação que definiu o vencedor.

“No entanto, foi pública e notória a pressão de uma empresa americana baseada no Estado do Kansas, porque sua aeronave foi excluída do processo. Na ocasião em que a empresa americana contestou o resultado, a Força Aérea Americana havia dito que acreditava que a competição e a avaliação para seleção do fornecedor tinham sido justas, abertas e transparentes”, disse o deputado.  

Para o deputado Carlinhos Almeida, a decisão norte-americana tem motivação política e não é uma relação respeitosa com o Brasil. “Como se pode confiar num país que tem uma atitude dessa, principalmente no momento em que estamos discutindo a renovação da frota de caças, o Programa FX2?”, questionou.

Ainda segundo Carlinhos Almeida, a atitude do governo americano demonstra “a incerteza da confiabilidade das relações entre os dois países na área de defesa”.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também