O deputado Pedro Uczai (PT-SC) foi aclamado nesta terça-feira (24) presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, durante solenidade na Câmara. No evento o dirigente apresentou um planejamento com as próximas atividades da Frente, que inclui ações para garantir mais recursos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o setor- a partir do próximo ano-, além da realização de seminários regionais e de um nacional para debater estratégias para a área.
Segundo o presidente da Frente, o colegiado vai atuar como um instrumento político de articulação com o governo e com a sociedade brasileira para contribuir na viabilização das grandes prioridades no setor ferroviário.
“O Congresso Nacional está convencido, assim como toda a sociedade, de que a ferrovia é um meio de transporte mais barato, seguro e ambientalmente sustentável. Esse modal também induz o desenvolvimento econômico por onde passa, atraindo novos investimentos e empregos e ainda ajudando a melhorar as condições das nossas estradas e rodovias”, afirmou Pedro Uczai.
No próximo ano o colegiado vai realizar cinco seminários regionais e um grande seminário nacional para debater o setor. Também será lançado o segundo livro da Frente, com ideias para o desenvolvimento de todo o setor, e incentivado o lançamento de Frentes Parlamentares das Ferrovias em todos os Estados brasileiros.
Instituto– Outra ideia é apresentar uma proposta legislativa para a criação do Instituto Nacional de Estudos Ferroviários. “Precisamos acumular todo o conhecimento produzido por Institutos Federais, Universidades, e entidades não governamentais e do setor que discutem as ferrovias no País”, explicou Uczai.
Também participaram do lançamento da Frente o deputado Helder Salomão (PT-ES) e o senador Donizeti Nogueira (PT-TO).
Entre as entidades do setor, compareceram representantes do Ministério dos Transportes; da Casa Civil da Presidência da República; da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e das Associações Brasileiras da Indústria Ferroviária (Abifer) e dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Héber Carvalho
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara