A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) protocolou na última quarta-feira (15) o projeto de lei (PL 575/23), que institui o Dia Nacional em homenagem aos trabalhadores que faleceram no combate à Covid-19 no Brasil, a ser celebrado no dia 22 de março. Segundo a parlamentar, a proposta tem como objetivo “honrar a memória dos profissionais da saúde que foram vítimas fatais da pandemia do coronavírus”.
Na justificativa da proposta, a parlamentar explicou que dia 22 de março foi escolhido para lembrar o primeiro profissional de saúde que faleceu em 2020, vítima da Covid-19, o Dr. Pedro di Marco da Cruz.
“O Dr. Pedro representa não apenas os profissionais de saúde que, bravamente, doaram sua vida, mas todos os trabalhadores que, de uma forma ou outra, perderam suas vidas enquanto combatiam a pandemia”.
Juliana Cardoso contou que Pedro di Marco da Cruz era cardiologista e professor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). De acordo com a deputada, o médico faleceu pouco depois do primeiro óbito pela doença no Brasil – Rosana Aparecida Urbano – em 12 de março de 2020.
Segundo a deputada, não há estatísticas disponíveis de vidas perdidas pelos profissionais da saúde no combate à doença, desde os médicos até os atendentes em serviços essenciais. No entanto, ela afirma que é certo que foi um contingente imenso de mulheres e homens que lutaram bravamente na linha de frente.
“Foram incontáveis heróis, a maior parte deles anônimos, mas que jamais devem ser esquecidos. E, junto com eles, as homenagens também as suas famílias, cujo luto jamais será esquecido”, reconheceu a deputada.
Benildes Rodrigues com assessoria de imprensa