A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (17) troféus e medalhas aos agraciados da 6ª Edição do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Habitação e Saneamento de 2021. O PT, por meio de seus representantes no colegiado (deputados Joseildo Ramos/BA, José Ricardo/AM e Alexandre Padilha/SP) indicaram para receber o prêmio várias personalidades e entidades, entre elas, o ex-secretário de Habitação e presidente da Caixa nos governos de Lula e Dilma, Jorge Hereda, falecido em julho do ano passado, aos 64 anos de idade, vítima de um câncer raro. O líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), representou o SindÁgua/RS na categoria entidades.
Premiado na Categoria Personalidade Habitação, o prêmio “in memoriam” foi entregue pelo deputado Joseildo Ramos ao filho de Jorge Hereda, Rafael Hereda. O parlamentar baiano lembrou que, antes mesmo da criação do Programa Minha Casa Minha Vida (em 2009), Hereda já atuava na causa da moradia popular.
“Um prêmio como esse, se traduz no respeito e na louvação das pessoas e entidades que contribuem para o bem da sociedade. Sinto-me emocionado neste momento, por ver Rafael e seu filho virem aqui representar o pai e avô, nosso amigo Jorge Hereda, defensor das causas urbanas. Quando fui prefeito, Jorge Hereda me ajudou a entregar cerca de 3 mil moradias no município de Alagoinhas, na Bahia, quando ainda nem existia o Programa Minha Casa Minha Vida, que ele também ajudou a criar”, revelou.
Já na Categoria Entidades Habitação, o deputado José Ricardo recebeu o prêmio em nome do Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea (MMMO), que gerencia a construção de casas populares em Manaus (AM). Ao participar virtualmente da solenidade a dirigente da MMMO, Cristina Telles, agradeceu o apoio do parlamentar amazonense e criticou a paralisação do Programa Minha Casa Minha Vida pelo atual governo Bolsonaro.
Defesa da Agua e Saneamento Públicos
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass, recebeu o prêmio em nome do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul (SindÁgua). Dirigentes da entidade não puderam estar em Brasília devido a um contratempo. O avião que os trazia até Brasília teve que retornar ao aeroporto de Porto Alegre devido ao um choque com uma ave após a decolagem.
O dirigente da entidade Arilson Wünsch participou da entrega do prêmio virtualmente e agradeceu aos parlamentares petistas pela indicação e, principalmente, ao líder do PT pelo apoio na luta contra a privatização da Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento), pretendida pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Após receber a premiação pelo SindÁgua, Bohn Gass anunciou que irá entregar o troféu e a medalha pessoalmente ao dirigente e aos trabalhadores na próxima sexta-feira (19), em frente a unidade da companhia em Capão da Canoa (RS).
Outras personalidades também receberam o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Habitação e Saneamento de 2021. Na categoria mobilidade foi agraciada a ex-secretária de Mobilidade da prefeitura de Curitiba, Mirella Prosdócimo. Na de saneamento, recebeu o prêmio o mestre em planejamento e gestão territorial da Universidade do ABC e assessor da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Edson Aparecido da Silva.
Já na categoria entidades, os dirigentes do Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (Instituto MDT), Nazareno Afonso e Wesley Nogueira, receberam o prêmio habitação das mãos do deputado João Daniel (PT-BA).
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) também compareceu à solenidade de premiação.
Héber Carvalho