O deputado Pepe Vargas (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23) para defender a retomada dos investimentos públicos como indutora do crescimento da economia. O pronunciamento foi feito depois da série de notícias sobre a crise financeira dos estados, a queda da arrecadação e a crise econômica.
O parlamentar lembrou que os defensores do golpe argumentavam que uma troca de governo faria voltar a credibilidade do país e que isso, consequentemente, levaria à volta dos investimentos privados. “Não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, o que se está vendo não é nada disso. O investimento privado está caindo brutalmente. O público também. E sem investimentos não há crescimento da demanda. Nenhuma empresa vai investir. O empresário só investe se vê possibilidade de crescimento”, alertou.
Se o governo não faz novos investimentos, observou Pepe, e as grandes empresas que poderiam aderir ao programa de concessões estão comprometidas, sendo investigadas pela Lava Jato, fica evidente que o cenário tende a piorar. “Vai aumentar o desemprego, vai cair a renda, cair a arrecadação pública. É um ciclo vicioso, por isso precisamos induzir o investimento privado, para o estado arrecadar, para gerar emprego e a economia voltar a crescer”.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara