Pela vida, pela igualdade, contra o racismo!

No momento em que nossa atenção e esforços se concentram em salvar pessoas da pandemia do novo coronavírus e seus efeitos, o Diretório Nacional do PT manifesta veemente repúdio aos episódios que, dentro e fora do Brasil, demonstram que a violência policial é também uma doença que extermina sonhos e vidas da população negra.

Somos solidários com os familiares do menino João Pedro, de apenas 14 anos, baleado e morto dentro de casa em São Gonçalo-RJ, em mais uma incursão policial criminosa que ceifa a vida das pessoas negras e pobres nas periferias e nos grandes centros de nosso país.

Nos Estados Unidos, assistimos a mobilização e revolta popular em dezenas de cidades, em protestos contra covarde assassinato de George Floyd, homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco depois de ter sido preso e algemado. O mundo assistiu chocado o vídeo em que Floyd implorava “Eu não consigo respirar”, ante a crueldade fria do policial que pressionava seu pescoço com o joelho.

O estrangulamento de George Floyd e o tiro nas costas de João Pedro não são fatos isolados. Fazem parte da tradição de um pensamento conservador e escravocrata que aprisiona física e mentalmente a população negra, pela ação de uma elite dirigente burguesa e racista que privatiza e orienta ideologicamente os aparatos de repressão policial.

É nítida a escalada racista nos últimos tempos em todo mundo, principalmente no Brasil e nos EUA, em consequência da ação de governantes antidemocráticos como Bolsonaro e Donald Trump. Cada um, a sua maneira, tenta estimular e impor a violência e o fascismo como forma e práticas de dominação ideológica e política. Determinam, pela ausência ou sabotagem de políticas públicas, quais são as vidas que importam e quais vidas podem ser descartadas.

Lutar contra o fascismo é lutar contra o racismo, o machismo, a LGBTfobia e toda forma correlata de discriminação e desigualdade que atinge, sobretudo a população mais vulnerável em nosso país.

Assim, conclamamos as pessoas defensoras da democracia, da justiça e da igualdade e orientamos toda nossa militância, negra e não negra, a repudiar e se manifestar em atos e ações contra o racismo e a violência policial que ameaça constantemente a vida dos negros e negras brasileiros.

Fora racismo!
Fora fascismo!
Fora Bolsonaro!

DIRETÓRIO NACIONAL
PARTIDO DOS TRABALHADORES

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex