Pedro Uczai: Caravana é oportunidade de denunciar golpe

Desde a primeira visita a Santa Catarina, em 1978, quando foi ao estado organizar o movimento sindical em plena ditadura militar, o ex-presidente Lula sempre olhou com carinho para o estado. Agora, ele volta com a quarta etapa do projeto “Lula Pelo Brasil” para, mais uma vez, ouvir o povo, ver de perto o legado de seus governos e abraçar aqueles que foram, pela primeira vez, assistidos por um governo.

Já na chegada a Santa Catarina, no dia 24, Lula visita a cidade de Chapecó que marcou as políticas na agricultura familiar desenvolvidas em seu governo. “Quando fui prefeito de Chapecó tive a alegria de sermos os primeiros a realizar com o governo Lula a experiência da compra direta de alimentos que mais se tarde se tornou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou o deputado federal, Pedro Uczai.

Criado em 2003 por Lula, o PAA utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.

O deputado falou também sobre a criação da universidade em Chapecó por Lula 50 anos depois da criação da primeira universidade. Indo contra a política de expansão do ensino superior de Lula, Uczai denuncia o abandono dos institutos federais e universidades pelo governo golpista. De acordo com ele, desde 2016 nenhum campi foi feito e o de Concórdia que estava para ser inaugurado foi simplesmente abandonado.

“O projeto do campi da Universidade Federal de Fronteira do Sul em Concórdia que já estava pronto, o espaço físico e tudo, e só faltava contratar os professores, o governo rompeu os repasses e parou a expansão. Estamos assistindo à paralisação dos investimentos na educação”, afirmou.

Para Uczai, também é importante falar do apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios catarinenses que construíram quadras abertas, creches, escolas, qualificando a educação desde a base.

Direito de Lula ser candidato – A oportunidade também será de expor à sociedade a nova fase do golpe que pretende impedir que Lula dispute as eleições deste ano. “Já deram o golpe na Dilma e na democracia e agora é o golpe do Judiciário contra o direito de Lula ser candidato e do povo poder escolher seu futuro. A caravana vai ser uma oportunidade para denunciarmos isso”, afirmou.

Para ele, Santa Catarina sofre diretamente com a agenda neoliberal implantada pelo governo golpista. O deputado explica que o estado perdeu investimentos em programas voltados para a agricultura familiar, educação e programas sociais.

Lula pelo Brasil – A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a mais quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

Em 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100