Eleita em maio para o biênio 2023-2025, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) encerra 2023 com sete meses de muito trabalho à frente da coordenação-geral da Bancada Feminina na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O órgão, inédito em parlamentos no mundo, congrega a Coordenação da Bancada Feminina, a Procuradoria da Mulher e o Observatório Nacional da Mulher na Política.
Por ter assento, voz e voto durante as reuniões do Colégio de Líderes, a coordenação da Bancada Feminina é a responsável por articular, apresentar e incluir na pauta os projetos de interesse das parlamentares, o que vem permitindo avançar na aprovação de importantes projetos para a sociedade e dado destaque à atuação das deputadas no plenário da Câmara dos Deputados.
Nesse período, sob a coordenação da deputada Benedita, 85 proposições foram aprovadas, sendo 37 projetos de lei, 42 requerimentos de urgência, um projeto de lei complementar, três projetos de resolução, um requerimento de moção e uma medida provisória.
Além disso, entre maio e dezembro de 2023, a Secretaria da Mulher realizou importantes agendas com foco em audiências públicas, conferências, palestras, seminários, exposições, sessões solenes, encontros de procuradorias, além de dois grupos de trabalho sobre a ampliação da licença paternidade e orçamento com recorte de gênero e raça.
Outubro Rosa
Seja apoiando ou realizando, a Secretaria da Mulher participou ativamente das campanhas ‘Agosto Lilás’, que visa o enfrentamento da violência contra a mulher e tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha; ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’; ‘Outubro Rosa’; pela detecção e tratamento precoce do câncer de mama; ‘21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher’; ações pela saúde das mulheres; e colaborou com o lançamento do livro ‘Mulheres e Lobby no Parlamento Brasileiro’, além das atividades em comemoração aos 10 anos da Secretaria da Mulher da Câmara Federal.
Destaque
Uma importante atuação de Benedita da Silva, como coordenadora, tem sido a sua articulação junto às esferas do Poder Executivo e do Poder Judiciário, o que vem possibilitando, cada vez mais, compartilhar e avançar ações e políticas públicas apresentadas pela Bancada Feminina.
“Isso é o resultado de apenas sete meses de trabalho. Acredito que muitas outras ações que já foram articuladas pela Secretaria da Mulher, com certeza, representarão excelentes conquistas no próximo ano”, analisou Benedita da Silva.
Acesse a Revista Brasil no Rumo Certo
Assessoria de Comunicação deputada Benedita da Silva