Paulo Pimenta requer ao MP investigação de universidade protestante que usa recursos públicos para evangelizar indígenas

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou representação na Procuradoria Regional da República no Estado do Paraná para que seja aberta investigação contra a UniMissional, entidade que funciona como um braço da Universidade Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar) e foi criada com o objetivo de evangelizar as populações indígenas com recursos públicos oriundos de programas educacionais do governos federal e municipal.

De acordo com reportagem publicada pelo Intercept, o governo Bolsonaro está financiando o envio de missionários camuflados como professores, fisioterapeutas e enfermeiros a terras indígenas. A UniMissional se vale do carimbo de qualidade do Ministério da Educação, do Enem e do dinheiro público do Fies e do Prouni, que financia cursos superiores privados, para seduzir jovens estudantes na missão de converter povos nativos ao cristianismo evangélico.

Etnocídio

Para o parlamentar, há fortes indícios de que os programas educacionais do Ministério da Educação e da prefeitura de Maringá, que deveriam ser implementados de forma impessoal e com objetivos educacionais, estejam financiando projetos confessionais de evangelização de indígenas no Brasil e ao redor do mundo.

Um trecho do documento diz que é fundamental ter claras “as razões pelas quais a UniCesumar foi alçada à qualificação de Universidade pelo Ministério da Educação, bem como perquirir a relação entre UniCesumar e UniMissional, principalmente no que toca a transferência de recursos públicos para o financiamento de projetos e programas confessionais e que não guardam qualquer relação com o Plano Nacional de Educação”.

Na representação, Paulo Pimenta requer a abertura dos procedimentos cíveis e administrativos para que sejam investigados os fatos e, sobretudo, assegurar que os direitos dos povos indígenas, constitucionalmente protegidos, não sejam abalados por iniciativas que venham a descaracterizar a própria existência deles.

UniMissional

A UniMissional é de um dos filhos de Wilson de Matos Silva, reitor e fundador da UniCesumar, Weslley Kendrick Silva, diretor de Relações Institucionais do Grupo e também pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Na página eletrônica da UniMissional constam ofertas de “mais de 100 cursos de graduação ou pós-graduação com qualidade UniCesumar de ensino” e a promessa é de “formação acadêmica e missional para servir no Reino de Deus em todo o tempo e em todo lugar!”.

A UniCesumar, também em 2020 e durante a pandemia, obteve uma vitória importante. Após dois anos de trâmites legais, ela foi promovida de Centro Universitário à Universidade através da Portaria nº 3671, assinada pelo então Ministro Abraham Weintraub. O novo status garante maior autonomia para criar cursos e programas.

Vale lembrar que após as eleições presidenciais, Wilson de Matos Silva chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Educação. Depois, o reitor e fundador da UniCesumar foi nomeado para ocupar um dos assentos do Conselho Nacional de Educação (CNE), por Bolsonaro, mas ele decidiu não assumir o cargo.

Lorena Vale com Revista Fórum

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100