Paulo Pimenta pede que CDHM acompanhe investigação do assassinato de indígena de 14 anos no Rio Grande do Sul

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS)/ Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM) solicitando que o colegiado acompanhe as investigações do brutal assassinato da jovem indígena da etnia Kaingang, Daiane Griá Sales, de 14 anos. O corpo da indígena foi encontrado no último dia 4 de agosto, parcialmente dilacerado, em uma plantação dentro da reserva indígena do Guarita, localizada no município de Redentora, noroeste do Rio Grande do Sul.

Na justificativa, o parlamentar gaúcho – que é ex-presidente da CDHM da Câmara – lembra que o caso já está sendo investigado. Segundo ele, o delegado de polícia responsável pelo caso disse que não descarta nenhuma hipótese, inclusive a de que a menina tenha sido vítima de abuso sexual antes de ser morta.

“Desta forma, o acompanhamento do processo investigativo por parte desta comissão se faz extremamente necessário, em razão de que as causas não foram explicadas, o que gera um sentimento de revolta e pedidos de justiça por parte da sociedade”, explicou Paulo Pimenta na solicitação.

No documento, o parlamentar também anexou manifestações emitidas pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) exigindo justiça para o caso.

O deputado Paulo Pimenta também enviou ofício endereçado ao Secretário de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, solicitando que o processo investigativo possa ser acompanhado por ele. Segundo o parlamentar, o objetivo é averiguar se o crime está vinculado a intolerância e o racismo contra os povos indígenas.

Vidas indígenas importam

O líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS) e o deputado Nilto Tatto (PT-SP) também se manifestaram pelas redes sociais pedindo justiça para Daiane e para afirmar que vidas indígenas importam.

 Também em sua conta no Twitter, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) comentou o assunto: “O Brasil chega ao Dia Internacional dos Povos Indígenas em luto e em luta pela dolorosa violência que acometeu Daiane Griá Sales, adolescente kaingang que foi assassinada e teve seu corpo mutilado no Rio Grande do Sul”, afirmou e pediu justiça para Daiane. “Resistência e luta, hoje e sempre! #JustiçaParaDaineKaingang”.

Veja a íntegra dos requerimentos:

Requerimento CDH

 

120 – Ofício – Secretaria Segurança Pública RS

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex