Paulão destaca dia de luta contra à Aids e critica cortes orçamentários para o setor

Arte: PT na Câmara

Deputado Paulão. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Paulão (PT-AL) destacou em plenário, nesta quinta-feira (1º), o Dia Mundial de Luta contra à Aids, comemorado nesta data desde 1988, com o intuito de reduzir o preconceito. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), representa a mobilização de gerações de pacientes e profissionais de saúde para a conscientização sobre a doença e seus métodos de prevenção e tratamento.

“Infelizmente no governo atual, o presidente Bolsonaro vai na contramão da história, não só do Brasil, mas também do mundo. Ele faz um corte de R$ 407 milhões que estavam reservados, do ponto de vista orçamentário e financeiro, para a luta do combate a Aids. Essa atitude é criminosa”, protestou Paulão.

Ele disse que essas pessoas portadoras do HIV são vulneráveis. “E é a primeira vez, na história, que o presidente Bolsonaro, de forma maldosa, faz um corte que vai atingir frontalmente essa população”.

Paulão denunciou ainda que os cortes para o setor de saúde ocorreram para fortalecer o orçamento secreto, “um orçamento que desestabilizou o processo eleitoral do Brasil”.

Então, continuou o deputado, nós esperamos que esta Casa, principalmente a Comissão Mista de Orçamento, faça a recuperação orçamentária e financeira. “É importante também que o Ministério Público Federal, através do Procurador-Geral da República, acione, do ponto de vista jurídico, do ponto de vista administrativo, cível e criminal, o presidente da República”, defendeu.

Dezembro vermelho

O prédio do Congresso Nacional será iluminado de vermelho em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Aids. No Brasil, o Dezembro Vermelho foi criado em 2017 como uma mobilização nacional para a prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha conta com atividades educativas, eventos e peças publicitárias para incentivar a prevenção e combater o preconceito aos soropositivos.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também