Patrus Ananias reúne-se com bancada do PT para debater parceria em prol do povo do campo

Patrus GustavoB

Deputados do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara se reuniram nesta quinta-feira (15), com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), para discutir uma parceria que reforce o orçamento da pasta em 2016, por meio de emendas parlamentares. “Nesse diálogo direto com o ministro e sua equipe estamos construindo uma forma de direcionarmos os recursos das emendas individuais para projetos que estejam em sintonia com a necessidade do povo do campo, o interesse dos deputados e as prioridades do ministério”, explicou o coordenador do núcleo, deputado Padre João (PT-MG).

O deputado argumentou que é nítida a escassez de recursos do ministério para o desenvolvimento de projetos fundamentais como os de moradia ou os de assistência técnica para a população do campo. “Foi um encontro proveitoso, no qual discutimos não só o direcionamento das emendas parlamentares individuais, como debatemos outros problemas mais estruturantes que dizem respeito aos pequenos agricultores, a política de reforma agrária e a superação de barreiras para a implementação das agroindústrias familiares”, afirmou.

O ministro Patrus Ananias fez questão de agradecer a solidariedade do Núcleo Agrário da Bancada do PT com a sua pasta e considerou fundamental a ação integrada do ministério com os deputados. “Nós sabemos que os recursos são escassos e as necessidades são enormes, principalmente no contexto de um País como o nosso que acumulou ao longo da sua história uma grande dívida social”, afirmou. Ele reconheceu que nos últimos 12, 13 anos, nos governos do PT com Lula e Dilma, ocorreram grandes avanços nos direitos e garantias da população do campo. “Mas ainda tem muita estrada pela frente”, acrescentou.

Patrus Ananias explicou que a prioridade da sua gestão são os assentamentos com condições dignas das famílias acampadas. “Estamos trabalhando e já temos uma proposta pronta para levar à presidenta Dilma, nos próximos dias. Não se trata de uma política de reforma agrária, mas um programa ambicioso de assentamento de todas as famílias que hoje estão acampadas” informou. O ministro disse que o ministério já tem mapeadas as terras para os possíveis assentamentos e onde estão os acampados. “E as negociações com a equipe econômica já estão bem adiantadas”, afirmou.

Outra prioridade apontada pelo ministro Patrus Ananias é o desenvolvimento dos espaços da agricultura familiar para que os pequenos agricultores produzam com sustentabilidade, comercializem os produtos, vivam com dignidade e possam contribuir efetivamente para a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro.

Prazo – O deputado Padre João disse que a destinação das emendas parlamentares dos deputados do Núcleo Agrário para ações no campo é uma coisa bem natural. “Somos nós deputados que lidamos diretamente com esse público, com as entidades, com os movimentos sociais, e eles nem sempre têm essa relação direta com os governos estaduais e municipais. O que nós queremos é facilitar esse processo para que os recursos cheguem direto na ponta, para as comunidades que mais precisam desse apoio”.

O deputado lembrou ainda que o prazo para a apresentação de emendas termina na próxima terça-feira (20). As prioridades serão para infraestrutura dos assentamentos e da agroindústria e aquisição de equipamentos.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), também participou da reunião e alertou para o risco da aprovação da PEC 47/12, que trata do direito agrário, no Senado. Na prática, a PEC transfere aos poderes legislativos estaduais e do Distrito Federal atribuições que até então são de competência da União. “Será o desmonte da política nacional. Ficará tudo fracionado nos estados e municípios”, lamentou.

Além do deputado Padre João e do senador José Pimentel, participaram da reunião os deputados petistas: Adelmo Leão (MG); Angelim (AC), Ana Perugini (SP); Beto Faro (PA); Bohn Gass (RS); Caetano (BA); João Daniel (SE); Leonardo Monteiro (MG); Luiz Couto (PB); Marcon (RS); Nilto Tatto (SP); Pedro Uczai (SC); Ságuas Moraes (MT); Valmir Assunção (BA); e Zeca do PT (MS).

Vânia Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100