A defesa da educação e das escolas e universidades públicas estiveram no centro das ações do o deputado Patrus Ananias (MG), vice-líder da Bancada do PT e coordenador da bancada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, com apresentação e relatoria de projetos.
Membro da Comissão de Educação, o deputado relatou o PL 2.669/2011, que propõe eleições diretas para reitor e vice-reitor das universidades federais. “Esse projeto é um passo importante na educação brasileira para fortalecermos a autonomia das universidades públicas, a liberdade de expressão do pensamento e abrir novos horizontes para a maior integração das universidades com as comunidades em que elas estão inseridas”, afirmou o deputado.
Patrus Ananias apresentou ainda o PL 5102/2023, que transforma os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em universidades federais tecnológicas, cuja aprovação será novo marco para a educação no país.
Medidas estratégicas
O deputado atuou pela aprovação de medidas estratégicas do governo Lula que buscaram a reconstrução do País, como o aumento do Bolsa Família e a recuperação das políticas públicas que retiraram o Brasil do Mapa da Fome da ONU, como o Programa de Aquisição de Alimentos, dentre outras.
Em novembro, Patrus Ananias lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, com objetivo de mobilizar os parlamentares e a sociedade brasileira no debate sobre a soberania nacional, que pressupõe o desenvolvimento do País, a retomada e a ampliação das políticas públicas; a proteção do patrimônio nacional; e a independência da política externa. “Um país soberano é um país que cuida em primeiro lugar do seu povo, da sua gente, garantindo a todos, sem discriminação, condições dignas de vida”, afirma Patrus Ananias.
Tecnologia
Sempre em defesa das empresas públicas, o deputado atuou para desmobilizar a extinção da estatal Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, que fabrica produtos de alta tecnologia, criada para alavancar a cadeia produtiva de eletrônicos no Brasil.
Assessoria de Comunicação deputado Patrus Ananias