Patrus Ananias defende adoção efetiva do princípio da função social da terra

Patrus solene gustavo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou nesta segunda-feira (15) que “o Brasil precisa adotar, na prática, as normas contidas no princípio constitucional que define a função social da terra”. O ministro observou que, além de remontar “as origens da tradição cristã e dos ensinamentos de Jesus”, esse princípio já consta nas constituições do Brasil desde 1934 “mas ainda não foi efetivamente cumprido”.

A declaração aconteceu durante a sessão solene do Congresso Nacional, no plenário do Senado, que homenageou a Campanha Ecumênica da Fraternidade de 2016 – Casa Comum, nossa responsabilidade. A Campanha desse ano é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Além da Igreja Católica Apostólica Romana, fazem parte do Conic a igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Episcopal Anglicana do Brasil, a Presbiteriana Unida do Brasil e a Siriana Ortodoxa de Antioquia.

Ao defender a efetiva implementação do princípio da função social da terra o ministro Patrus Ananias garantiu que essa norma está de acordo com um dos principais objetivos da Campanha da Fraternidade, que é conscientizar o poder público e a sociedade sobre o tema do saneamento básico.

“A dimensão da nossa Casa Comum se coloca numa perspectiva de integração da terra e tudo aquilo que a terra abriga. E na terra encontramos a água, os recursos hídricos, e é dessa terra que brotam desde os pequeninos córregos até os grandes rios. Nessa perspectiva, que também é a mesma do saneamento básico, eu carrego a advertência do Papa Francisco de que não podemos transformar a Mãe Terra em um grande depósito de lixo mas, sim, em produtora de alimentos saudáveis e em um território protetor dos biomas e ecossistemas”, defendeu.

O princípio da função social da terra está estabelecido no artigo 186 da Constituição Federal de 1988. Ele estabelece que a propriedade privada só tenha seu direito resguardado quando, junto com os padrões de produtividade, seja cumprida a legislação ambiental e trabalhista e sua posse não gere conflitos e atenda às demandas da coletividade.

Apesar de constitucional, esse princípio nunca foi devidamente regulamentado no País e enfrenta forte oposição de entidades patronais rurais e grandes proprietários de terra.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex