O deputado Patrus Ananias (PT-MG) divulgou nota nesta segunda-feira (21), na qual analisa a “perigosa escalada de violência” em curso no país pós-golpe e que afronta o estado democrático de Direito. Patrus cita a invasão da Câmara, na semana passada, e manifestações de violência excessivas e desnecessárias da Polícia Militar contra jovens estudantes no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, na última sexta-feira.
Escalada de violência afronta o estado de Direito
A partir do golpe que interrompeu o mandato legítimo e democrático da presidente Dilma Rousseff, estamos vendo no Brasil uma perigosa escalada de violência que afronta os princípios fundamentais do estado democrático de Direito.
Na quarta-feira, 16, dezenas de pessoas agressivas invadiram a Câmara dos Deputados – numa espécie de operação ainda não bem explicada – pedindo a volta da ditadura e, portanto, pedindo a quebra da ordem constitucional e democrática.
Nesta sexta-feira (18), em Belo Horizonte, houve manifestações de violência excessivas e desnecessárias da Polícia Militar contra jovens estudantes que já estavam se desmobilizando e que se refugiaram no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, onde chegaram as balas de borracha e as bombas de gás.
Além desses, outros fatos graves mostram que as pessoas comprometidas com os direitos fundamentais, com a liberdade e com o estado democrático de Direito devem estar atentas, vigilantes, atuantes e unidas para preservarmos as conquistas democráticas e sociais que tivemos no Brasil, nos últimos anos; impedirmos que avance esta escalada da violência que foi liberada pelo golpe e é amparada no golpe; e retomarmos no país um clima de tolerância, de diálogo, de respeito às opiniões diferentes e contrárias e de respeito também às manifestações pacíficas e não violentas.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara