Em reunião realizada na quarta-feira (26), o PT, PSB, PCdoB e PV avançaram no debate sobre Federação de partidos. O tema principal da reunião foi a definição da participação de cada partido na coordenação da possível federação. “A reunião foi muito produtiva, mostrando grande convergência na construção institucional da Federação”, afirmou a presidenta da PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). Na reunião, os partidos reafirmaram a decisão de pedir, junto ao TSE, a ampliação do prazo para a formação da Federação.
O PT, maior partido entre os 4, terá maioria na assembleia-geral, órgão que comandará o grupo, ficando com 27 das 50 cadeiras, enquanto o PSB ocupará 15 postos e PCdoB e PV, 4 cada um. De acordo com a presidenta Gleisi Hoffmann, a divisão seguiu a proporcionalidade do tamanho dos partidos na Câmara dos Deputados, utilizada como referência inicial para debater o tema. A decisão final será tomada na próxima reunião, incorporando outras sugestões apresentada pelos participantes.
Na segunda-feira (31) será realizada nova reunião com o objetivo de iniciar as discussões sobre a “carta programática” da Federação, além da continuidade do debate sobre os temas de organização. No caso de aprovação da Federação pelos partidos, a carta será a base para orientar as ações da Federação e seus integrantes. “Com deliberação por 2/3, a Federação poderá ser um instrumento cotidiano de construção de consensos e de unidade política”, afirma Gleisi.
Do PT Nacional