Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados ocuparam a tribuna nesta terça-feira (16) para manifestar solidariedade ao ex-presidente Lula, que, de acordo com eles, é alvo de uma perseguição patrocinada por setores golpistas que, a todo custo, tentam criminalizá-lo. “Segmentos da oposição querem culpar e criminalizar este presidente, que fez um bem tremendo ao País, principalmente aos excluídos. Estão tentando fazer uma montagem do crime, porque as tentativas, até então, não conseguiram alcançar o nosso ex-presidente Lula”, argumentou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
A deputada chamou a atenção para a importante mobilização que será realizada nesta quarta-feira (17), em São Paulo, mesmo dia em que estão marcados os depoimentos de Lula e Mariza Letícia no Ministério Público de SP. O Ato Público em Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convocado pela Frente Brasil Popular, que agrega mais de 60 movimentos sociais. “Amanhã, presenciaremos uma importante lição de história neste País. De um lado, teremos os setores golpistas tentando desesperadamente criminalizar o ex-presidente Lula. Por outro lado, teremos os movimentos populares que se mobilizam para apoiá-lo e defendê-lo”.
Benedita disse se tratar de uma “lição de história” pelo fato de a situação se aproximar de cenários já montados no Brasil em outros momentos, em que forças golpistas se opuseram a Getúlio, em 1954; a Juscelino Kubitschek em 1955; e a Goulart em 1961 e 1964. “Podemos citar ainda a tentativa de fraude contra a eleição de Brizola em 1982, derrotada pela sua corajosa reação”, lembrou.
“Tenho certeza de que amanhã as forças democráticas não vão deixar que o nosso maior líder, Lula, se torne um refém de uma minoria que sonha em colocar de novo o povo brasileiro de joelhos. Estaremos em todas essas mobilizações para prestar o nosso apoio, na confiança e na certeza de que Luiz Inácio Lula da Silva ainda é e continuará sendo o grande líder político não só no Brasil, mas também na América Latina”, afirmou Benedita da Silva.
Dignidade – Para o deputado Padre João (PT-MG), o ex-presidente Lula “desencadeou um processo importante para o Brasil, para a América Latina e para o mundo inteiro, sobretudo em relação à segurança alimentar”.
O deputado ressaltou que Lula garantiu dignidade aos mais humildes, e isso “incomoda” a elite brasileira. “É um absurdo a perseguição a Lula. Isso externa a indignação da elite brasileira pelo que ele fez pelos estudantes, pelos pobres, pelas domésticas, pela agricultura familiar, garantindo acesso às universidades para os mais pobres”, listou o petista.
Na avaliação do deputado Valmir Assunção (PT-BA), a sociedade brasileira precisa tomar conhecimento da perseguição que o ex-presidente Lula vem sofrendo. “Existe, de fato, uma perseguição ao Lula. Uma perseguição terrível contra o PT, e não podemos aceitar isso”, disse.
De acordo com o parlamentar, Lula construiu o Partido dos Trabalhadores e sempre enfrentou obstáculos e saiu fortalecido. “Com essa perseguição, Lula vai ter mais força para enfrentar as dificuldades do Brasil e chegar a 2018 mais forte ainda para continuar fazendo as políticas públicas. Não tem como negar que, nesses 13 anos de governos do PT, milhares de pessoas pobres foram incluídas. Não tem como negar que houve valorização do salário neste Brasil. Não tem como negar que este Brasil se desenvolveu e foi fruto da política e da convicção do presidente Lula”, destacou o petista.
PT na Câmara