Parlamentares participam de reunião com ministro Gilmar Mendes e Movimento Negro  

Movimento negro e parlamentares com ministro Gilmar Mendes, no STF. Fotos: Divulgação Mandato Reginete Bispo

Deputada Reginete Bispo com ministro Gilmar Mendes

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) esteve presente nesta quarta-feira (23), na reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) juntamente com outros parlamentares, lideranças do movimento negro e o Ministro Gilmar Mendes. A pauta central da reunião foi a necessidade urgente de reformas no sistema policial e no combate à violência no Brasil.

Diante dos recorrentes casos de massacres, chacinas e execuções perpetradas pelo Estado, grupos criminosos e pela violência civil, os participantes destacaram a importância de estabelecer padrões sólidos de promoção e proteção dos Direitos Humanos e combate ao racismo.

O uso de câmeras de vigilância foi mencionado como uma iniciativa eficaz na redução da letalidade policial. O exemplo de batalhões em São Paulo que adotaram essa prática e conseguiram reduzir a letalidade em impressionantes 76% ilustra o potencial dessa medida, destaca a deputada Reginete Bispo

A reunião resultou na formulação de um conjunto de demandas apresentadas pelo Movimento, dentre elas:

  • Proibição de operações policiais reativas e invasivas, baseado no precedente da ADPF 635 das Favelas e na ADPF 973 das Vidas Negras, com foco no combate à vingança e ao tráfico de drogas.
  • Legislação federal obrigatória para o uso de câmeras em uniformes de agentes de segurança pública, incluindo guardas municipais, polícias estaduais e federais, bem como agentes de segurança privada em todo o país.
  • Implementação de um Plano Nacional de reparação para as vítimas do estado e suas famílias, incluindo a reparação de territórios, sob a responsabilidade do Governo Federal.
  • Federalização dos casos de incursão policial que resultem em assassinatos, execuções, chacinas e massacres.
  • Construção de uma política de drogas baseada em evidências científicas, direitos humanos, redução de danos, educação e saúde pública, incluindo a descriminalização e o fim da “guerra às drogas”.
  • Reconhecimento dos terreiros como espaços sagrados e titulação de territórios quilombolas, com proteção a defensores de direitos humanos quilombolas e de matrizes africanas.

A deputada Reginete Bispo expressou seu compromisso com essas demandas e reforçou a importância de ações concretas para transformar o cenário de racismo, violência e discriminação, garantindo a proteção dos direitos fundamentais de todas e todos os cidadãos.

Também participaram da reunião as deputadas Dandara Tonantzin (PT-MG) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a advogada Vera Lúcia Araújo, o historiador Douglas Belchior e diversos representantes de movimentos sociais negros.

 

Assessoria de Comunicação deputada Reginete Bispo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex