Parlamentares lançam Frente para defender Petrobras e barrar privatização da estatal

“O petróleo é do Brasil e deve ser usado em benefício do povo brasileiro”. Esse é o mote da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras lançada nesta quarta-feira (29) no Congresso Nacional. Segundo o presidente da Frente, deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), o movimento visa criar um ambiente de debate acerca da soberania nacional e barrar as tentativas de fatiamento e entrega da Petrobras para o capital estrangeiro internacional.

A estatal encontra-se sob ameaça de ser “retalhada” e parcialmente entregue a empresas de outros países. “A Petrobras é o maior patrimônio do povo brasileiro. É a nossa joia. E o maior ativo que o Estado brasileiro tem. O pré-sal é a maior descoberta do Século XXI, a segunda maior reserva de petróleo do mundo. E essa riqueza tem que ser utilizada em benefício do Brasil”, destacou o Pelegrino.

Soberania nacional

Pelegrino avalia que as privatizações de subsidiárias da Petrobras são um crime de lesa- pátria, porque afrontam a soberania nacional e os interesses do País. Ele destacou o papel estratégico da empresa para o desenvolvimento nacional e criticou os membros do governo de extrema direita Jair Bolsonaro por tentarem entregar a estatal a grupos estrangeiros.

“Nosso primeiro desafio será barrar a venda criminosa de ativos da Petrobras sem licitação”, disse. Segundo o congressista nenhuma empresa de petróleo do mundo, nacional ou estatal, vende seus ativos. “A descoberta do pré-sal nos colocou na vanguarda. Todos protegem seus ativos, porque nós vamos ter que entregar, por exemplo, nossas refinarias?”, questionou Pelegrino.

Grandes produtores de petróleo

O parlamentar lembrou que todos os países produtores de petróleo têm ou uma grande empresa nacional, como a Exxon nos EUA ou a Shell na Inglaterra, ou uma estatal, como nos países árabes produtores de petróleo, China, Rússia, Irã etc. “O Brasil, com o pré-sal, não pode ser diferente dos outros países. Precisa de uma grande empresa, como a Petrobras, verticalizada, do poço ao posto, para impulsionar o desenvolvimento nacional e defender os interesses do País”.

O vice-presidente da Frente, senador Jean Paul Prates (PT-RN), denunciou o governo Bolsonaro por tentar privatizar a rede de gasodutos da Petrobras no Nordeste e as refinarias da empresa. “Estamos vivendo uma situação inusitada. Diretores da empresa atuam contra a empresa, contra os interesses do País”, denunciou o parlamentar.

Riscos para o Brasil

Prates afirmou que o mercado de petróleo e gás vive um momento radical com a tentativa de venda de operações que possuem caráter estratégico para o País, em especial, no mercado de petróleo e gás. Para ele, é fundamental que os parlamentares e os trabalhadores da Petrobras simplifiquem a linguagem para que a população possa compreender os riscos que significam a venda da Petrobras para empresas internacionais.

“Nunca antes na história do Brasil se ameaçou tanto a soberania nacional e a existência da Petrobras. Vivemos um momento extremamente grave. Esse é um governo que escolheu a subserviência e a subalternidade como marcas. Um governo que não tem nenhum projeto para o País. Por isso dessa sensação dos brasileiros não saberem para onde estamos indo”, afirmou o senador Jaques Wagner (PT-BA).

O colegiado conta com 210 deputados e 42 senadores.

Leia mais: Pelegrino alerta que privatização da Petrobras é crime de lesa-pátria

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100