O deputado José Airton (PT-CE), membro da nova comissão especial que vai tratar da reestruturação dos clubes esportivos no Brasil, juntamente com o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves e parlamentares da comissão, participou nesta quarta-feira (20), de uma reunião com o ministro Aldo Rebelo para apresentar o Projeto de Lei (PL 6753/13), que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte).
O texto, de autoria conjunta dos deputados Renan Filho (PMDB-AL), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Gabriel Guimarães (PT-MG) deve ampliar o debate sobre o tema e ser uma alternativa para a reestruturação do esporte, sobretudo, o futebol brasileiro. O relator será o deputado Vicente Cândido (PT-SP) e o presidente da Comissão, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO).
Durante o encontro, o ministro Aldo manifestou apoio ao projeto, pois vê como uma iniciativa importante para a revitalização do futebol no país, que precisa ocupar uma posição maior no PIB. “Será um mecanismo para contribuir para que os clubes esportivos paguem suas dívidas. Deve-se ter claro que não diz respeito a anistia de dívidas”, enfatizou o ministro.
De acordo com os parlamentares, o objetivo é recuperar o futebol brasileiro e oferecer condições de funcionamento aos mais de 700 clubes brasileiros. Por isso, a meta é aprovar o projeto de lei até dezembro. “ A criação da Comissão Especial está prevista para ser oficializada, na próxima terça-feira (27), e, a partir daí, dar início a tramitação necessária para aprovação do projeto”, destacou o deputado Vicente Cândido.
Assessoria Parlamentar