Parlamentares e entidades se reúnem para combater a privatização de estatais

Nesta quinta-feira (10), sob a coordenação do deputado federal Zé Carlos (PT-MA), reuniram-se virtualmente diversos parlamentares das bancadas de Oposição ao governo, em conjunto com representantes de entidades sindicais, tais como a Federação Única dos Petroleiros (FUB), Central Nacional do Eletro (CNE), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). A reunião abriu espaço para parlamentares e entidades debaterem estratégias a fim de impedir a venda de empresas estatais brasileiras ao capital financeiro.

A reunião foi uma iniciativa dos parlamentares Erika Kokay (PT-DF), Patrus Ananias (PT-MG) e Zé Carlos. A urgência do encontro foi em decorrência de que no último dia 2, o Ministério da Economia ter divulgado na imprensa a pretensão de o governo federal em privatizar mais nove estatais em 2021, dentre elas os Correios e a Eletrobrás – a lista proposta pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, continha 126 estatais, passando-se agora para 201 a serem leiloadas.

A deputada Erika Kokay salientou: ”Nós estamos vendo a destruição do projeto na Petrobrás do poço ao posto, estamos vendo a venda aos pedaços também da própria Petrobrás, tentando reduzir essa empresa fundamental para o povo brasileiro a uma empresa que vai extrair óleo cru para poder encaminhar para fora e a partir daí, comprar este óleo refinado”.

O deputado Zé Carlos, por sua vez, propôs diversas ações para enfrentar a situação. Uma delas é para se organizar uma grande mobilização nacional e popular, sob o mote: ”Por Nenhum Patrimônio Nacional a Menos”. Zé Carlos é o atual presidente das frentes parlamentares em defesa da Eletronorte, e dos Bancos Públicos.

O Parlamentar maranhense destacou ainda: ”O apagão do Amapá nos mostrou claramente o resultado da privatização de um sistema elétrico. Não tiveram a competência e a responsabilidade de cumprir um contrato, por conta de não cumprirem o contrato de um terceiro transformador não ter sido consertado como deveria – e não terem a competência de consertar o sistema -, tiveram que recorrer aos técnicos da Eletronorte. Foram eles que ajudaram a diminuir o tempo para o conserto e colocar de volta a normalidade e mitigar os prejuízos imensos que teve a sociedade amapaense”.

Segundo o Presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, ”há um ataque comum em todas as empresas públicas. Seguem o mesmo roteiro que está sendo orquestrada, por isso que é muito importante essa iniciativa que está sendo tomada agora, com a criação desse observatório das atividades do governo, além de a proposta de ter um dia nacional de luta contra a privatização, e também de fazermos uma mobilização com a sociedade.”

Estiveram presentes ao evento virtual o senador Jean Paul Patres (PT-RN), os deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Bohn Gass (PT/RS) e João Daniel (PT-SE).

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100