Parlamentares do PT defendem votação imediata do Novo Fundeb para evitar falência da educação básica

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara defenderam a votação imediata do Novo Fundeb (PEC 15/2015), durante a sessão remota da Câmara realizada na terça-feira (30). Eles observaram que o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) perde a validade neste ano e, se não for renovado, vai deixar as escolas sem recursos para bancar seu funcionamento e o pagamento dos profissionais da educação básica. O Fundeb é responsável por 63% do financiamento do setor, que envolve 50 milhões de estudantes e 3 milhões de professores.

Durante pronunciamento no tempo destinado à Liderança do PT, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação – fez um apelo para que o Parlamento vote o mais rápido possível o Novo Fundeb.

Foto: Gabriel Paiva

“Peço ao Parlamento, peço ao presidente Rodrigo Maia, peço aos Líderes partidários para fazermos a discussão e encaminharmos a votação do Novo Fundeb, para que os governadores e prefeitos tenham condições de planejar a educação no Brasil, salvar o ano de 2020, dentro do que for possível, e iniciar o ano de 2021 com toda a tranquilidade para a educação pública no Brasil, acordada entre os entes federativos, pactuada pelos entes. Isso é um exercício que o Brasil não está fazendo por falta de coordenação do Ministério da Educação”, afirmou.

O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) também destacou a necessidade da aprovação imediata do Novo Fundeb. Segundo ele, “o governo Bolsonaro resolveu eleger a educação como o principal alvo dos seus ataques e das suas agressões”, mas o Parlamento precisa tomar o caminho contrário e salvar a educação básica do País.

“Infelizmente, a não aprovação do Fundeb representará o fim da educação pública em nosso País. É importante destacar que a não aprovação do Fundeb representará o fim do piso salarial dos trabalhadores da educação, uma luta que foi desenvolvida por este Congresso Nacional e teve a participação das principais entidades de representação da educação brasileira, que está sendo ameaçada pelo governo Bolsonaro”, advertiu.

O parlamentar baiano lembrou ainda que o Fundeb “é a principal fonte de financiamento da educação básica”, e envolve recursos da ordem de R$ 150 bilhões por ano. Desse montante, a União participa com apenas 10% do total. Ele destacou que a proposta da relatora do Novo Fundeb, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO), dobra o investimento da União até o ano de 2026.

“Nós estamos nos juntando à CNTE, à Contee, à Undime e a todas as entidades e instituições de defesa da educação pública no nosso País, desenvolvendo toda uma mobilização nacional para solicitar ao presidente Rodrigo Maia que ele cumpra com o compromisso já assumido e inclua na pauta da Câmara dos Deputados a PEC 15, que trata da aprovação do Novo Fundeb”, observou Waldenor, que coordena o Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional.

Pressa na votação do Novo Fundeb

Durante pronunciamento sobre o tema, o deputado Paulão (PT-AL) também destacou a necessidade da aprovação imediata da proposta, diante das exigências de prazo para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) para o próximo ano.

“Se o novo Fundeb não for aprovado, será a destruição das escolas públicas e das carreiras de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. O Fundeb é fundamental e termina no final do ano, mas é necessário obedecermos aos prazos da LDO, que acabam agora”, alertou.

Foto: Gustavo Bezerra

Complementação do Fundeb para 2020 e volta às aulas

Além da preocupação com a votação do novo Fundeb, a deputada Professora Rosa Neide também ressaltou a necessidade de garantir mais recursos para o funcionamento da educação básica até o final deste ano. A parlamentar observou que, devido à queda na arrecadação de estados e municípios, será preciso mais recursos vinculados ao Fundeb para concluir este objetivo.

“Sabemos que, com a queda de receitas dos estados e municípios, os recursos passados pelo governo não garantiram o repasse de verbas para a educação e o Fundeb não terá o suficiente para as folhas de pagamento e para a manutenção das escolas até o final deste ano”, avisou.

Como forma de resolver o problema, a deputada Rosa Neide defendeu a aprovação do projeto de lei 3.165/2020, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) e com sua coautoria, que garante mais recursos para o Fundeb até o final do ano.

 

Veja aqui:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1901728&filename=PL+3165/2020

Outra preocupação manifestada pela parlamentar durante o discurso foi sobre a criação de um protocolo que discipline as condições da volta às aulas, suspensas em todo o País devido à pandemia da Covid-19. Segundo Rosa Neide, é preciso uma definição sobre como será tratado o ano letivo deste ano.

“Sabemos que em cada estado os protocolos serão diferenciados, porque a pandemia inicialmente ocorreu em alguns estados do Nordeste, em São Paulo e no Rio. Hoje o Centro-Oeste é o foco maior da pandemia. Então, nós teremos ações diferenciadas. Entretanto, precisamos de um protocolo unificado para que tenhamos condições de garantir se o ano de 2020 será bienal, agregado ao ano de 2021”, observou.

A parlamentar defendeu a aprovação do projeto de lei 2.949/2020, do qual também é coautora, e que cria um protocolo para definir as condições de retorno às aulas em todo o País.

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2253934

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100