Parlamentares do PT condenam destempero verbal e ofensas de Gilmar Mendes à OAB

MARGARIDA WADIH

Parlamentares da bancada do PT uniram-se hoje (3) à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e rechaçaram as ofensas  feitas à entidade pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.  Segundo o deputado Wadih Damous (PT-RJ),  Mendes ‘’extrapolou todos os limites” ao acusar a OAB de ser ‘’laranja do PT” por defender o fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

“O ministro desrespeita a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) constantemente ao se pronunciar sobre processos que julga; se fosse outro país, já teria sofrido processo de impeachment’’, disse Damous, ex-presidente da seccional da OAB/ Rio de Janeiro.

Há mais de um ano Gilmar Mendes pediu vistas à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650  em que o Conselho Federal da OAB pede a proibição do financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Ele pediu vistas ao processo no dia 2 de abril de 2014, quando o placar, no STF, já era de 6 contra 1 a favor da Adin. Ele não julgou e nem falou porque está com o processo engavetado.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) considerou as ofensas de Gilmar Mendes como “pura grosseria, ultrajantes e um acinte à história’’, já que ignorou o papel histórico da OAB na construção da democracia no Brasil. “Ataques grosseiros geram reações simétricas, então, perguntamos: o ministro Gilmar Mendes é laranja de quem?”

Ambos os parlamentares observaram que o cargo de ministro do STF exige absoluta compostura e austeridade. “Mas o que a sociedade percebe é a absoluta falta de compostura do ministro Gilmar Mendes, é vergonhoso observar tal comportamento de um ministro do STF”, disse Margarida Salomão. “O ministro Mendes desrespeita toda a  sociedade brasileira , ele é useiro e vezeiro em pronunciar-se sobre processos que estão sob sua análise e tem um destempero verbal inaceitável para o cargo que ocupa”, completou Damous.

Wadih Damous observou que Gilmar Mendes , ao ofender a OAB, agiu também de forma ofensiva contra toda a sociedade brasileira, que reconhece o papel da entidade na luta pela democracia e pelos direitos da população.

Para o deputado, Gilmar Mendes age com tanta desenvoltura e desrespeito com a sociedade que até hoje não julgou Adin 4650, em que questiona dispositivos da atual legislação que disciplina o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais (Leis 9.096/1995 e 9.504/1997).

REAÇÃO –  O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, reagiu duramente, por intermédio de uma nota, contra as ofensas de Gilmar Mendes. ““Essa afirmação descabida e desrespeitosa não está à altura da liturgia e educação que se aguarda de um dos membros do STF”, diz o texto; “Com a declaração o ministro atinge não somente a OAB, mas também os seis ministros do Supremo que votaram a favor da ação que discute o financiamento de empresas nas eleições. Seriam os seis ministros laranjas?’’

O Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil também divulgou nota contra Gilmar Mendes . Em nota,  os advogados lamentaram a tentativa de Mendes de ‘’desqualificação de instituições como estratégia para se vencer um debate de argumentos”. O texto diz que a ‘’sociedade aguarda do ministro Gilmar Mendes é o seu voto no julgamento que discute o financiamento de empresas nas eleições”.

LEIA MAIS: Reforma Política: confira a representação pluripartidária contra manobra que aprovou financiamento empresarial

Reforma Política: parlamentares vão ao STF contra aprovação de financiamento empresarial

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex