Parlamentares do PT cobram punição de membros da família Bolsonaro envolvidos com espionagem ilegal

Petistas pedem punição exemplar para integrantes da família Bolsonaro envolvidos no escândalo da “Abin paralela” - Ilustração: Site do PT

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara cobraram, em mensagens postadas no X (antigo Twitter), punição exemplar para membros da família Bolsonaro envolvidos no escândalo da “Abin paralela”- esquema de espionagem ilegal praticado durante o governo do chefe do Clã, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta segunda-feira (29), a Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em vários endereços ligados à família Bolsonaro, principalmente do vereador Carlos Bolsonaro, investigado por receber informações do esquema.

Segundo informações da imprensa, a PF apreendeu um computador pertencente a Abin em endereço ligado a Carlos Bolsonaro. A casa no qual Jair Bolsonaro e seus filhos estão hospedados em Angra dos Reis (RJ) também foi alvo de busca. No entanto, todos saíram de lancha pouco antes da chegada da PF.

O líder da Bancada do PT, deputado Zeca Dirceu (PR), ressaltou que a apreensão de um computador pertencente a Abin pode ser a prova definitiva da participação da família Bolsonaro no esquema ilegal de espionagem. “Computador da Abin foi apreendido pela Polícia Federal com Carlos Bolsonaro, na casa que estava em Angra dos Reis. Mais um indício fortíssimo de que a família Bolsonaro usava a máquina pública em benefício próprio. Bolsonaro e os filhos estavam na casa e fugiram em um barco”, afirmou.

https://twitter.com/zeca_dirceu/status/1751957755554894199

Na mesma linha o 1º vice-líder da bancada, deputado Odair Cunha (PT-MG), afirmou que isso provaria que a família Bolsonaro usou a máquina do Estado para se proteger. “A Polícia Federal encontrou um computador da Abin na casa de Carlos Bolsonaro, que nunca trabalhou no órgão. Mais um indício fortíssimo de que Bolsonaro e seu clã usavam o aparelho do Estado ilegalmente para espionar adversários. O inelegível e seus filhos nunca foram contra a corrupção, e nem lutavam pelo País ou pela família: a não ser pela própria! ”, enfatizou.

https://twitter.com/odaircunhamg/status/1751973054354207083

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que essa informação expõe para todo o País os métodos utilizados pelo bolsonarismo contra seus adversários. “Prova do crime em casa! PF encontra computador da Abin com Carlos Bolsonaro. Gabinete do ódio, Abin paralela, esses são os métodos do bolsonarismo para atacar e vigiar adversários. Sabe Deus mais o que envolve essa família”, destacou.

Leia abaixo outras manifestações sobre a operação da PF:

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “O que fazia Carlos Bolsonaro com um computador da Abin em casa? Tinha acesso às informações privilegiadas da Abin? De que forma utilizava essas informações? Bolsonaro sabia disto? Quem contrabandeou esse computador para a familícia? São muitas perguntas. Mas passou da hora desta família ser responsabilizada por seus atos criminosos. Não podem passar impunes!”.

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “O povo é muito maldoso. Quem nunca teve um computador da Abin em casa para brincar um pouco? Por que o Carlos Bolsonaro não pode ter um para ele também? E o Jair, claro, com certeza não sabia disso”.

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “A Polícia Federal apreendeu um computador da Abin com Carlos Bolsonaro! No entanto, ele nunca teve qualquer cargo na Agência. Isso só mostra como a Abin foi instrumentalizada pela família Bolsonaro! Carluxo na cadeia!” .

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “E hoje o TOC-TOC foi na porta do 02. Ele mesmo, o Carluxo! Ele foi alvo de operação da PF que investiga espionagem ilegal feita pela Abin. Segundou, meu povo! Bom dia, boa semana, menos para o Carlos Bolsonaro!”.

Espionagem ilegal

Segundo informações da PF, o esquema de espionagem ilegal pode ter atingido até 30 mil pessoas. A maioria delas adversários políticos do governo Bolsonaro, jornalistas e até ministros do STF.

Também se manifestaram sobre a operação de busca e apreensão em endereços ligados à família Bolsonaro os seguintes parlamentares: Jilmar Tatto (SP), Carlos Zarattini (SP), Ana Paula Lima (SC), Natália Bonavides (RN), Erika Kokay (DF), Valmir Assunção (BA), Nilto Tatto (SP), Dandara (MG), Helder Salomão (ES), Ana Pimentel (MG), Pedro Uczai (SC), Kiko Celeguim (SP), Camila Jara (MS), Erika Kokay (DF), Luizianne Lins (CE), Vicentinho (SP), Reginaldo Loipes (MG), Denise Pessoa (RS), Merlong Solano (PI), José Guimarães (CE), Reginete Bispo (RS), Juliana Cardoso (SP), Bohn Gass (RS), Fernando Mineiro (RN), Dimas Gadelha (RJ), Jack Rocha (ES), Adriana Accorsi (GO) e Waldenor Pereira (BA).

 

Héber Carvalho

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também