Parlamentares destacam milhões de votos recebidos pelo PT contra o fascismo

Deputados da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara nesta terça-feira (30), para fazer uma análise das eleições e agradecer aos milhões de brasileiros que votaram no Partido dos Trabalhadores. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou que o PT, com Fernando Haddad, com muita generosidade, enfrentando o furacão “bolsonista”, conseguiu eleger quatro governadores, quatro senadores e 57 deputados. “A esperança não nos abandonou. Nós estamos aqui de cabeça erguida. Foi uma grande campanha”.

Benedita da Silva observou que o País saiu do processo eleitoral dividido. Jair Bolsonaro recebeu 57 milhões de votos, Haddad obteve 47 milhões e mais de 40 milhões de pessoas não votaram ou votaram em branco. “Então essa não foi uma disputa tranquila. O povo brasileiro como um todo estava de acordo com o presidente eleito deste País. Quarenta e sete milhões de pessoas votaram em Fernando Haddad, no PT, contra o fascismo, contra o autoritarismo e contra a forma como se deu essa eleição. Foi, sim, uma disputa entre a barbárie e a civilização”, analisou.

A deputada destacou que o Brasil teve nos 13 anos de governo do PT desenvolvimento econômico, inclusão social, geração de emprego e protagonismo internacional. E considerou que o partido perdeu a disputa pela Presidência da República pela falsa pauta moral que se instalou e pelas fake news. “Além disso, houve insatisfação da população com a corrupção que a levou a não votar — é preciso pensar nisso!”, sugeriu.

O deputado Paulão (PT-AL) destacou a votação expressiva que o PT obteve no Nordeste. “Nós conseguimos fazer uma cidadela de resistência, e naquela região e no meu estado, demos maioria absoluta no primeiro e no segundo turno ao candidato Haddad”, afirmou.

Ele destacou a importância dos movimentos sociais, sindical, popular, agrário, estudantil e LGBTI na campanha. “Foi fundamental a luta das mulheres quando saíram por duas vezes colocando na orla marítima mais de 10 mil pessoas pelo movimento ‘EleNão’. Isso foi a luta democrática”, enfatizou.

Violência – O deputado do PT de Alagoas disse ainda que está preocupado com a violência pós-eleição. “Como diz Machado de Assis, o problema não é o general, é o policial da esquina, e a gente já teve alguns fatos”, lembrou citando que no próprio dia do pleito, quando saiu o resultado, a placa da sede da CUT foi alvo de vários tiros. “O que é motivo, inclusive, de questionamento, que eu vou provocar nesta Casa, na Comissão de Direitos Humanos”, informou.

Ele citou ainda o espancamento de um aluno da Universidade Federal de Penedo, por declarar que tinha votado em Haddad. “A guarnição da Polícia Militar e da Guarda Municipal da Cidade de Palmeira dos Índios, após as eleições, saiu fardada, com as viaturas ligadas, comemorando o fato, utilizando carros oficiais”. Paulão relatou que já tratou do assunto com o governador, que já abriu inquérito administrativo para apurar o caso.

Paulão encerrou defendendo serenidade. “Que o Estado Democrático de Direito seja mantido, seja respeitado, e que não possa o guarda da esquina, como disse Machado de Assis, achar que é o dono da verdade, da morte”.

O deputado Caetano (PT-BA) agradeceu a grande votação que Fernando Haddad recebeu dos baianos. “A Bahia, mais uma vez, mostrou a defesa da democracia, a defesa do Estado de Direito, a defesa das políticas sociais”. O deputado disse que a preocupação agora é com a resistência para evitar retrocessos. “Já há conchavos para cargos da Mesa da Câmara, cargos em ministérios, em troca de acabar com sua aposentadoria, trabalhador brasileiro. Não podemos baixar a guarda, estamos aqui na trincheira de luta, de resistência, para impedir que destruam a Previdência Social para atender aos interesses”, garantiu.

E o deputado Marcon (PT-RS) frisou que, embora não tenha sido eleito, Fernando Haddad foi um candidato vitorioso porque apresentou propostas para o Brasil, para o povo, a fim de resgatar a autoestima do povo brasileiro. E acrescentou: “É bom lembrar que 60% do povo brasileiro não votou no atual Presidente da República eleito”. Marcon concluiu defendendo o fortalecimento da nossa democracia e o resgate dos programas sociais. “É isso o que o povo brasileiro está esperando”.

 

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex