Parlamentares, artistas e ativistas debaterão ataques à liberdade de expressão

Há alguns meses as artes, os artistas e os museus vêm sofrendo agressões de grupos conservadores que fecham exposições, agridem artistas e movimentam as redes sociais formando uma onda de desinformação. O caso mais conhecido é da exposição Queer Museu, de Porto Alegre, que foi fechada pelo Santander Cultural. Mas também houve uma tentativa de encerramento de exposição no Museu Nacional, em Brasília, e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, isso sem falar de pequenos, mas graves episódios, em outras cidades.

Em contraponto a essa onda, artistas e profissionais do mercado de artes de Brasília formaram um coletivo em defesa das artes e organizaram um colóquio para debater o atual cenário de ataques à liberdade de expressão no Brasil.

A abertura do evento será com o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas, e contará ainda com a participação de deputados federais, do secretário de cultura do Distrito Federal, jornalistas e artistas. Estão confirmadas as presenças da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que comandou a Secretaria de Direitos Humanos no governo Dilma Roussef, da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), duas referências importantes na defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Foto: Gustavo Bezerra

O evento é gratuito, aberto à toda comunidade, e começa às 11h, do dia 25 de outubro, próxima quarta-feira, no Museu Nacional.

O coletivo pretende lançar um manifesto e uma cartilha com instruções para artistas, galerias e museus explicando direitos e como se defender de quaisquer abusos ou ataques à liberdade de expressão.

O presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas, vai conceder entrevistas a jornalistas às 10h30 no mesmo local do evento.

Serviço:

Colóquio Arte, Liberdade de Expressão e Democracia

Data – 25/10

Hora: 11h

Local: Auditório 2 (Museu nacional)

Assessoria do evento

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também