Pandemia: Petistas afirmam que País precisa de ajuda internacional e Bolsonaro fora da Presidência para conter tragédia

O Brasil se aproxima a passos largos das 300 mil mortes por Covid-19. Já atinge atualmente 12 milhões de infectados, e é o 73º país no ranking mundial de vacinação, com apenas 6% dos brasileiros imunizados. Os números são do Conselho Nacional da Saúde (Conass) e do site Our World in Data, organizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Bolsonaro fora da Presidência da República e recorrer à ajuda internacional são as soluções apresentadas pelos deputados Jorge Solla (PT-BA), Alexandre Padilha (PT-SP) e Henrique Fontana (PT-RS) para evitar mais mortes causadas pelo descaso, abandono e negacionismo do governo brasileiro no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Nós sabemos que um processo de impeachment demora meses e, estando com ele aberto, nós devemos, aí sim, gritar por socorro para todo o planeta. Infelizmente não há outra via”, lamentou Jorge Solla.

Para o parlamentar baiano, que já foi secretário da Saúde da Bahia, é impossível falar de isolamento social efetivo, sem que ao menos 70% da população permaneça em casa, sem um auxílio emergencial que garanta comida na mesa de todo povo brasileiro. “Tudo isso são políticas que o governo genocida não quer adotar. Sem derrubá-lo não há saída”, sentenciou Solla.

Ameaça global

O ex-ministro Alexandre Padilha lembrou que o Brasil “é a maior ameaça global em relação à Covid-19”. Para ele, o Congresso Nacional “precisa fazer um apelo internacional à Organização Mundial de Saúde e à ONU para que apoiem os governos regionais e locais do Brasil, apoiem a população brasileira a enfrentar esse genocídio que Bolsonaro nos impôs”.

Padilha citou como exemplo de desinteresse do governo em salvar vidas, o contrato de reserva dos imunizantes junto à OMS. Segundo o parlamentar, Bolsonaro solicitou apenas 46 milhões de doses quando poderia buscar cerca de 140 milhões de doses.

“Em nome do povo brasileiro, precisamos fazer um apelo mundial para que a OMS reveja esse contrato e ofereça ao Brasil mais uma vez 140 milhões de doses de vacinas mesmo contra a vontade de Bolsonaro”, defendeu o ex-ministro.

Inventário macabro

Para o deputado Henrique Fontana, que também é médico, a forma como Bolsonaro lida com a pandemia é um crime contra o futuro do Brasil. “O histórico do governo em relação à pandemia é um inventário macabro em que se misturam irresponsabilidade, incompetência, desleixo e desprezo pela vida humana”, criticou.

Crime de responsabilidade

Na opinião de Fontana, que já foi secretário de Saúde em Porto Alegre (RS), as omissões e atitudes protagonizadas por Bolsonaro “configuram uma série de crimes de responsabilidade que caracteriza uma postura genocida por parte do governo que minimizou uma doença global, incentivou a rebelião contra medidas de proteção social, desprezou a ciência e expôs a população à doença e à morte”.

Papel do Congresso

O parlamentar gaúcho defende que o Congresso Nacional se posicione no sentido de exigir que o governo cumpra os preceitos contidos na Constituição de 1988. “O Congresso precisa se levantar e exigir que Bolsonaro cumpra a Constituição, que garanta vacinas, leitos e recursos para salvar a vida dos brasileiros. É urgente, também, aprovarmos um auxílio emergencial que garanta comida na mesa, medidas de proteção de emprego e ajuda para que as pequenas e médias empresas não fechem as portas”, observou Fontana.

Pior momento

Dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) revelam que o Brasil enfrenta seu pior momento em relação à Covid. A última semana manteve o prognóstico de piora na pandemia e foi a mais letal e com maior número de casos de covid-19. O Brasil supera recordes diários da doença desde a terceira semana de fevereiro. Em sete dias, no último período, foram 15.661 mortes e 511.524 casos. Pela terceira semana seguida morreram mais de 10 mil brasileiros e, pela segunda semana, foram notificados mais de meio milhão de novos infectados.

Risco ao mundo

A onda avassaladora de coronavírus que se abate no País, faz com que o Brasil seja, hoje, um dos países que mais sofre restrições à entrada de seus cidadãos em vários países do mundo. A comunidade internacional vai se fechando quase que totalmente para o País, enquanto os vizinhos sul-americanos se articulam para fechar as fronteiras terrestres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que o Brasil representa um risco para o continente e para o mundo. Com o vírus circulando com grande intensidade e sem medidas efetivas do governo central de combate ao vírus, criam-se as condições para o surgimento de novas mutações do coronavírus. O receio é o do desenvolvimento de resistência às vacinas que já existem e que já consumiram grande soma de recursos e estudos em escala mundial.
Mensagem de esperança

O epidemiologista da Universidade Johns Hopkins Eric Feigl-Ding, um dos responsáveis pelo monitoramento da Covid-19 no mundo, divulgou uma série de opiniões duras contra Bolsonaro.

“Quero oferecer uma mensagem de esperança ao povo do Brasil. O mundo vê as dificuldades que vocês passam. Conversei com colegas da OMS e também no governo norte-americano. O mundo não esqueceu de vocês, mesmo que seu líder as vezes o faça”, disse Eric Feigl-Ding.

Segundo o epidemiologista, Bolsonaro é a pessoa que líderes de todo o mundo precisam chamar e pressionar. “Ele está literalmente impedindo esforços para melhorar a situação. Se a crise continuar no Brasil, temo pela estabilidade do país”, preocupou-se o epidemiologista.

“Não acredito em destino fatal. ‘Não existe destino, se não o que construímos’. O Brasil precisa de ajuda, o Brasil precisa de mudança. O Brasil precisa de liderança que coloque a vida humana como prioridade, para colocar fim no sofrimento dos pobres. Que Deus e o mundo possa ajudar o povo brasileiro”, completou o cientista norte-americano.

Benildes Rodrigues com informações da RBA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100