O presidente Jair Bolsonaro causa mais um episódio de desrespeito aos profissionais de jornalismo. A cobertura da saída do presidente do Palácio da Alvorada, que acontece diariamente em Brasília, teve como elemento extra, nesta quarta-feira (4), a presença de um ator vestido de presidente, que distribuía bananas aos jornalistas presentes no local.
O líder da Bancada do PT, deputado Enio Verri (PR), criticou em suas redes sociais a postura de Bolsonaro. “Bolsonaro colocou um palhaço para responder à imprensa. Dele, não se pode esperar outra coisa que não o menosprezo pelas instituições e pelo Brasil. Resta saber da imprensa brasileira qual a sua tolerância com a descompostura do presidente”.
“E no mesmo dia deste desastroso resultado com o PIB [de apenas 1,15%], Bolsonaro desrespeita a imprensa brasileira, ao colocar humorista distribuindo bananas para jornalistas na porta do Palácio. Afronta à liberdade de imprensa e insulta os jornalistas que apenas fazem seu trabalho. Se esquiva de responder as perguntas sobre os resultados pífios de seu governo e ataca mais uma vez a democracia. A narrativa que toma conta das redes é que o IBGE é um órgão de propaganda petista. A farsa que este governo montou é cada vez mais evidente”, escreveu a deputada Maria do Rosário (PT-RS) em seu Twitter.
Para o deputado Bohn Gass (PT-RS) o governo está tão ruim que até o humor fica sem graça. “No dia em que o “Pibinho” é anunciado, com país parado, o povo sem dinheiro, o desemprego gigante… um presidente de terceira usa um humorista de segunda pra dar uma banana ao país. Este governo é tão ruim, mas tão ruim, que até o humorismo perde a graça”.
Já o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o presidente é uma piada pronta. “Patético. Bolsonaro não tem noção sobre o cargo que ocupa. Ao escalar um humorista para falar em seu nome e distribuir bananas a jornalistas, o ocupante da presidência zomba da instituição e foge da responsabilidade que tem sobre o Pibinho. O presidente é uma piada pronta”.
“Uma vergonha para os brasileiros. Bolsonaro nunca vai estar à altura do cargo que atualmente ocupa. Ao invés de explicar por que seu projeto neoliberal vem fracassando trata jornalistas e o povo como inimigos”, denunciou a deputada Luizianne Lins (PT-CE).
PIB
Segundo dados do IBGE, divulgados nesta quarta-feira (4), o crescimento do PIB em 2019 foi
De apenas 1,1%. “Perguntado sobre o PIB, o presidente não apenas não respondeu como pôs um humorista para responder e fazer piada com a situação. É com essa ‘seriedade’ que Bolsonaro trata o exercício da Presidência da República”, afirmou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) em suas redes sociais.
Para o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) o atual presidente do Brasil é despreparado. “Hoje saiu a notícia que tivemos o menor crescimento do PIB em três anos. Bolsonaro não respondeu sobre pibinho e ainda colocou humorista para distribuir bananas aos jornalistas. Mais uma cena lamentável que revela, como sempre, um presidente despreparado”.
A deputada professora Rosa Neide (PT-MT) disse que o governo não tem respostas para os problemas que o país vem enfrentando. “Jornalistas esperaram Bolsonaro para uma explicação sobre os números do PIB de 2019 e ficaram com a performance de um humorista. Nada engraçado para um governo sem respostas para os desafios do país. Além disso, tratou com descaso os profissionais da imprensa”.
Desvio de assunto
Para a deputada Natália Bonavides (PT-RN) Bolsonaro leva comediante na tentativa de desviar o assunto do PIB. “Para desviar manchetes do PIB que saiu a preço de banana, Bolsonaro leva comediante para distribuir bananas a jornalistas. Uma tentativa ridícula de tirar o foco e mais um acinte à imprensa. O comediante chegou de carro oficial, pago com dinheiro público”.
Postura dos Jornais
O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) questionou, em seu Twitter, qual será a postura dos jornais daqui pra frente. “Será que amanhã os jornais farão editorial sobre mais esse desrespeito de Bolsonaro com trabalhadores e trabalhadoras da área? Deixarão de cobrir o Planalto? Virarão de costas quando o capitão passar pelo cercadinho? ”
Live
O momento foi transmitido em uma live no facebook do presidente. Ao longo da transmissão, Bolsonaro se reúne com os apoiadores que o aguardam e se esquiva de responder perguntas sobre o resultado do PIB brasileiro em 2019, que apresentou o menor crescimento dos últimos três anos.
O humorista Carioca sai do carro depois do chefe da Secom, Fabio Wajngarten, e toca uma corneta. O sósia chama os apoiadores para tirar fotos. Ele pega uma caixa com bananas e começa a oferecer aos jornalistas que diariamente acompanham a saída de Bolsonaro do Palácio da Alvorada.
Lorena Vale com Carta Capital